Por Apoliana Oliveira
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite deste sábado (07/04) à cidade de Curitiba (PR), onde iniciará o cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão. Lula foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo do caso triplex do Guarujá, e no início da noite de hoje o petista se entregou à Polícia Federal, por ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro.
Após desembarcar no aeroporto Afonso Pena, ele seguiu de helicóptero para a superintendência da PF. No prédio, Lula ficará custodiado em uma sala especial de 15m², com uma cama, um banheiro privativo e uma ante-sala que poderá ser usada para reunião com advogados. Moro também permitiu que Lula tenha uma televisão a sua disposição.
O petista se entregou por volta de 18h30, quando deixou a sede do Sindicato dos Metalúrgico a pé, cercado pela militância. No comboio da Polícia Federal, seguiu para realizar exame de corpo de delito, e em seguida embarcou em Congonhas rumo ao Paraná, onde chegou às 22h.
Lula ficou por dois dias dentro do sindicato. Ontem, às 17h, venceu o prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para que a defesa de Lula o apresentasse espontaneamente. Foi quando iniciou uma negociação para a entrega do petista.
A defesa conseguiu adiar a prisão do ex-presidente para este sábado, quando foi realizada uma celebração em memória pela morte de Marisa Letícia, ex-primeira dama, que foi encerrada já mais de meio dia. Lula então foi almoçar, e sua defesa anunciou a saída do ex-presidente para as 16h30.
Às 17h ocorreu a primeira tentativa de tirar Lula do prédio, que foi abortada devido à resistência da militância. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann precisou conversar com o grupo que cercava as saídas, avisando que as consequências jurídicas para o ex-presidente poderiam se agravar caso o prazo para sua entrega à PF fosse prorrogado ainda mais.
Quando o grupo estava reunido próximo ao carro de som, ouvindo lideranças, Lula então saiu repentinamente, caminhando, até que foi cercado pelos militantes, que não conseguiram impedir a chegada do ex-presidente até as viaturas da Polícia Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.