Delegada Daniela Barros (Foto: Wilson Filho)
Um dado assustador da Delegacia de Proteção ao Idoso no Piauí aponta que 80% dos casos de violência sofrida pelos idosos são praticados por filhos e netos da vítima.
“Nestas visitas a gente busca transmitir confiança ao idoso e corrigir esse desvio na família, pois a ordem natural é o filho respeitar e obedecer aos pais, e não desrespeitar. O Estado tenta intervir para corrigir as falhas dessa família”, relata a delegada Daniela Barros.
De acordo com a delegada, a maioria dos casos de violência é em decorrência do uso de entorpecentes. “Essas agressões acontecem porque o parente compra droga, exige que o idoso, muitas vezes aposentado, dê o dinheiro e quando não entrega a quantia acaba sendo agredido”.
Uma operação foi realizada nesta quarta-feira (21) verificou a situação in loco de alguns idosos. Ao todo, 15 visitadas foram realizadas. Dessas, três pessoas foram intimadas a comparecer a delegacia para prestar depoimento.
“Feito às visitas, agora vamos dar encaminhamento aos procedimentos do que foi colhido e no que já cabe intimar os envolvidos. Há muitos casos a serem analisados e visitas a serem realizadas. Esse trabalho é rotineiro de apuração e verificação. Operações como a de hoje são importantes para dar maior agilidade e dar segurança ao idoso que é vítima de violência”, contou a delegada.
A delegada reforçou que “um idoso em situação de risco não pode esperar, ele precisa de atendimento o mais rápido possível”. “No entanto, não é possível fazer operações como essa com frequência devido aos outros flagrantes e atendimentos que todos os dias ocorrem na Delegacia”.
“É preciso ter uma cultura de respeito ao idoso. Tratar mal idoso é crime. É preciso reeducar os familiares”, finalizou Daniela.
Matérias Relacionadas
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.