17 de jan. de 2018

Médico alerta para cuidados com a saúde nas férias

No período das férias as famílias aproveitam para viajar e descansar da rotina do trabalho e das aulas em lugares distantes de onde moram. Neste período cresce o número de viagens para outras cidades ou países, e os cuidados com a saúde devem ser redobrados.
De acordo com o clínico geral Lucas Rêgo, antes de aprontar as malas e colocar o pé na estrada, vale a pena ficarmos atentos a alguns cuidados com a saúde, para que o momento de prazer não se transforme em uma grande dor de cabeça.
O médico destaque que se você for viajar de carro, faça paradas e exercite as pernas a cada duas horas. Em voos longos, também a cada duas horas, levante-se do assento para uma pequena “caminhada”, tendo sempre o cuidado de movimentar as juntas.
Ainda segundo o doutor Lucas Rêgo, outro ponto que merece atenção durante uma viagem é a alimentação. Os problemas gastrointestinais, como intoxicações e infecções, podem interromper o passeio antes mesmo que os viajantes cheguem ao seu destino.


Dr Lucas Rêgo
Dr Lucas Rêgo 
“Para viagens de carro, recomenda-se evitar o consumo de alimentos pouco saudáveis nas paradas de estrada. O ideal é levar, por exemplo, sanduíches que podem ser preparados na véspera da viagem, embalados com papel laminado e mantidos na geladeira antes de serem armazenados para o transporte”, disse.
Ainda segundo o médico, quem vai viajar para praias ou lugares de grande incidência dos raios do sol deve ter cuidado com a pele e abusar do protetor solar.
“Medidas como realizar exames de rotina, atualizar o cartão de vacinas, levar medicações e receitas são importantes para evitar situações desagradáveis durante a viagem”, destaca o médico.
O médico destaca ainda mais uma série de cuidados com a saúde durante as viagens:
•Nos casos de pacientes crônicos como diabéticos, obesos, hipertensos e cardiopatas, são necessários cuidados e orientações específicas antes da viagem. As medicações já utilizadas pelos pacientes devem ser mantidas durante a estadia fora e é importante que ele leve a receita médica;
•É preciso também verificar as vacinas que são obrigatórias, de acordo com os locais a serem visitados. Atualmente as pessoas circulam entre regiões, países e continentes com muita facilidade.
•Cuidado com os alimentos vendidos por ambulantes: poluição, insetos, condição da água para preparo de alimentos e ausência de água para lavagem de mãos e utensílios podem ser causas de uma toxiinfecção. Prefira comprar alimentos que venham em suas embalagens originais ao invés de alimentos vendidos a granel. Verifique sempre a data de validade dos produtos antes de consumi-los.
•Para quem vai dirigir as orientações são ter boas horas de sono antes da viagem, checar se os remédios de uso constante são compatíveis com o volante e o tempo de estrada.
•Nos lugares frios em que há as pessoas permanecem muito tempo em locais fechados, é interessante carregar na bolsa álcool em gel para a higienização das mãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...