Na manhã desta quarta-feira (06), o vereador Carlson Pessoa (PPS), esteve reunido em seu gabinete, na Câmara Municipal, com representantes do projeto Janeiro Branco, campanha cujo foco é colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência na sociedade, como forma de prevenção e de combate ao adoecimento emocional da humanidade. No mês passado o parlamentar foi procurado por idealizadores do projeto na cidade a fim de que a proposta fosse levada para apreciação, votação e possível aprovação da Casa de Leis. O vereador apresentará o projeto para votação na próxima segunda-feira (11) e caso seja aprovado, as ações começarão a ser executados a partir de janeiro de 2018. O projeto em Parnaíba é composto por voluntários na área de medicina, psicólogos e alunos de psicologia, entre outros.
De acordo com o texto da matéria, a Campanha Janeiro Branco no litoral será realizada mediante organização e participação voluntária de profissionais da saúde, além de artistas, comunicadores e demais interessados. As ações se concentrarão na divulgação e incentivo sobre a importância de cada cidadão parar para refletir sobre a saúde mental, bem como a saúde emocional, sobre sua qualidade de vida e a qualidade emocional de suas relações. Será feita também a promoção da prevenção ao suicídio, bem como a detecção e o tratamento da depressão e da ansiedade. Sendo assim, a Campanha de Estímulo a Saúde Mental e ao Bem-Estar, intitulada de Janeiro Branco, passará a integrar o Calendário Oficial de Datas Comemorativas da Prefeitura de Parnaíba.
Conforme salienta o vereador, discutir a saúde mental é de extrema importância, uma vez que em virtude das constantes modificações na rotina da população, que vive em ritmo frenético, a ansiedade tem se tornado um gatinho desencadeador de muitas doenças, principalmente a depressão. “Fiquei muito otimista com a proposta do grupo que me apresentou a ideia do projeto para ser implantada em Parnaíba. A sociedade precisa parar para discutir a saúde mental e emocional como um todo e esse projeto trará essa oportunidade para que o tema seja debatido de forma profissional, mais abrangente e assim consigamos alcançar sucesso nessa luta contra a depressão, contra o suicídio”, pondera Carlson.
“Fechamos os últimos detalhes e agora iremos aguardar a votação do projeto na próxima semana. A campanha irá conscientizar não somente quem tem algum transtorno mental, mas levar a sociedade como um todo a pensar a saúde mental como algo essencial e com o apoio dos órgãos instituídos, conseguiremos um alcance mais abrangente e eficaz”, explicou Francisca Fontenele, uma das organizadoras da campanha. O projeto Janeiro Branco já existe em várias cidades brasileiras, como Teresina (PI), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG) e Sorocaba (SP), entre outras.
Por Luzia Paula / Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.