Em virtude do crescente número de pessoas infectadas em Parnaíba com o vírus da Aids, foi aprovado na noite desta terça-feira (18) o Projeto de Lei de N° 4.261, que institui o Dia Municipal de Prevenção a AIDS/HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de autorizar a Prefeitura de Parnaíba a instituir na cidade a Campanha Dezembro Vermelho. O projeto é de autoria do vereador Carlson Pessoa (PPS), que durante a defesa da matéria, apresentou os dados atualizados do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas), onde constam que somente este ano foram registrados 49 novos casos de HIV na cidade.
“O que me chamou atenção também é que diferente de antigamente, os caos tem aparecido em maior proporção entre os heterossexuais, ou seja, as pessoas estão baixando a guarda para a doença, mantendo relações sexuais sem proteção e, por isso, faz-se necessário reforçar as ações preventivas e de conscientização entre a população”, argumentou Carlson.
Pela nova Lei, fica instituída a segunda semana do mês de dezembro de cada ano para a realização da campanha, que poderá ser executada por meio de diversas ações como a iluminação de prédios públicos com cores vermelhas luminosas, promoção de palestras e campanhas educativas, realização de campanhas na mídia e realização de eventos, entre outras ações. As atividades e mobilizações serão desenvolvidas em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada a toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
Por Luzia Paula / Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.