A convite do prefeito Mão Santa o ex-secretário Municipal da Cultura (2 vezes) Arlindo Leão, deverá assumir a diretoria do primeiro teatro municipal de Parnaíba que funcionará no prédio onde foi o Cine Delta na Praça da Graça, numa parceria envolvendo a Fecomércio e a Prefeitura Municipal de Parnaíba. O Teatro Municipal de Parnaíba receberá o nome de Francisca Lopes Cavalcante.
Mão Santa fez se tornar realidade um velho sonho do povo de nossa cidade que na década de 80 empreendeu fortes movimentos "pro-teatro", mas sem sucesso.
A Secretaria de Infraestrutura, sob o comando da engenheira Maria das Graças Nunes iniciara as reformas no local que abrigará belos espetáculos. O teatro lançará um calendário.
Saiba mais:
Luiz de Moraes Correia, introduziu, contando apenas 17 anos de idade, em 1898, as primeiras encenações dramáticas, e o poeta paraense R. Petit, que morou por muitos anos na cidade, continuou o trabalho, chegando a desenvolver, com bastante dedicação, os dois gêneros da Grécia Clássica, encenadas em Parnaíba: "Chuta meu bem", "Noite sertaneja" e "Caiçara", bem aceitas pelo público de sua época.
Entre 1898 a 1914, aconteceram as manifestações dramáticas compostas e dirigidas por Luiz de Moraes Correia. Também registra-se entre seus trabalhos: "15 de Novembro ou a Republica Brasileira", "O Nascimento de Christo" e "Ozório ou a Independência do Piauí".
Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.