Blog do Pessoa: Espaço dos gansos na Praça da Graça ganhará nova cerca e piso de grama


21 de out. de 2017

Espaço dos gansos na Praça da Graça ganhará nova cerca e piso de grama

A fim de proporcionar maior conforto e segurança para os gansos do lago da Praça da Graça, coordenadores, técnicos e engenheiros da Secretaria de Serviços Urbanos, da Prefeitura de Parnaíba, estão trabalhando para fazer algumas adequações no habitat das aves. Conforme explicou o engenheiro Gabriel Velten, o atual piso de brita será trocado por placas de grama e a cerca temporária de ferro, será substituída por uma de madeira.

“Já iniciamos esse serviço hoje e pretendemos finalizá-lo dentro de uma semana. O ideal é que o espaço com conforto para eles seja de 1 m² para cada ave e já temos o dobro disso, além de outras adequações que estão sendo feitas”, disse o engenheiro.

O coordenador da Secretaria de Serviços Urbanos, José Neto, afirmou que antes de colocarem os gansos no lago, foi feito um estudo detalhado e acompanhamento com agrônomos, arquitetos, veterinários e cuidadores de gansos. Ele lembrou inclusive que o devido cuidado com os animais foi um pedido especial da secretária de Infraestrutura, Maria da Graça Moraes Souza.

“Temos um vigia específico só para os gansos e um cuidador deles, que vem alimentá-los três vezes ao dia. Só para se ter uma ideia, esse tipo de ave não pode ser alimentado o tempo todo e, para isso, pedimos a colaboração da população, porque já pegamos até gente jogando chiclete para os bichinhos e não pode. Colocaremos placas educativas para evitar esse tipo de comportamento. Eles também se estressam fácil e há momentos que precisamos tirá-los da água para eles ficarem mais sossegados”, salientou.

A equipe também foi aconselhada pela Vigilância Sanitária a reservar uma sombra natural para as aves, medida que também já foi atendida. Outro cuidado abordado por José Neto é quanto a qualidade da água, sendo que constantemente há testes de PH, a fim de zerar os riscos de contaminação do espelho d’água.

“Tudo que a Prefeitura pode fazer para a segurança e conforto dos gansos já está sendo feito. Eles estão sendo muito bem cuidados. A alimentação deles é balanceada, com uma ração acompanhada por um veterinário”, completou.

No início da tarde de hoje (20), todos os animais foram vacinados. Pediu-se também para a população ter paciência com o tempo dos bichos, pois eles ficam inteiramente à vontade, para estarem na água ou na terra. 

“Há horas em que a pessoa chega na praça esperando ver os gansos nadando no lago, mas eles estão recolhidos no cercado. Nessas horas pedimos para o público ter paciência e esperar o momento que eles desejarem entrar na água, e vice e versa, porque isso depende inteiramente deles, pois os deixamos  livres”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...