Revista Cidade Verde fala da polemica sobre a Capela de Nossa Senhora do Rosário da Frecheira da Lama no município de Cocal da Estacão no norte do estado do Piauí.
Capa da Edição 167 da Revista Cidade Verde |
Uma antiga capela de Frecheira da Lama, povoado a 8 quilômetros da cidade de Cocal da Estação, vem chamando a atenção de pesquisadores, historiadores e arquitetos. A polêmica gira em torno de uma inscrição datada de 1616, colocada em uma das torres da capela. Especula-se que este possa ser o ano de sua origem. Se for verdade, este seria o templo católico mais antigo do Piauí. Essa discussão estampa a capa da Edição 167 da Revista Cidade Verde, que já está nas bancas. Logo na capa a pergunta polêmica: Frecheira. Seria este o primeiro templo católico do Piauí?
No litoral do Piauí a capela de Nossa Senhora de Monteserrathe da Parnahiba datada de 1711, é considerada o templo católico mais antigo e seus documentos que comprovam esta situação estão sob a guarda do Arquivo Público do Maranhão, originais do Bispado desta capitania a qual o Piauí era então ligado.
Jornal da Parnaíba com informações do Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.