Mais um balão controlado pela empresa Google, que faz parte do Projeto Loon, caiu na região Norte de Piauí. É o terceiro caso registrado. Dessa vez o fato ocorreu no povoado Água Fria, zona rural de Campo Maior, neste domingo (07/05).
Os municípios que registraram as outras duas ocorrências foram Butiti dos Montes e São João da Serra.
A Polícia Civil foi acionada para averiguar a ocorrência e providências devem ser tomadas. Existe o risco com a queda desses aparelhos e medidas de segurança para a população precisam ser tomadas.
Uma equipe tercerizada da empresa responsável pelo balão informou à polícia que o equipamento pode ser controlado remotamente e que a causa do pouso fora do local programado se deve a fatores externos, como o vento, por exemplo.
O balão faz parte do Projeto Loon que tem a missão de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas. O projeto usa balões de alta altitude colocados na estratosfera, a uma altitude de cerca de 20 km para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante a de 3G das redes de telefonia móvel.
Os balões normalmente têm uma vida útil máxima em cerca de 55 dias, embora o Google afirma que seu projeto lhes permitam ficar no ar por mais de 100 dias.
Fonte: 180graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.