Blog do Pessoa: No Piauí renomados veículos de comunicação não aceitam piso salarial dos jornalistas


30 de abr. de 2017

No Piauí renomados veículos de comunicação não aceitam piso salarial dos jornalistas

Os jornalistas piauienses, reunidos hoje (29) em assembleia geral extraordinária, na sede do Sindjor-PI, decidiram realizar manifestações de protestos na porta das empresas que se recusam a atender as reivindicações da categoria e a assinar o Acordo Coletivo de Trabalho.
Resultado de imagem para direito dos jornalistas 
Além das manifestações, ficou decidido que o Sindjor-PI vai entrar com uma ação na Justiça do Trabalho. O advogado João Neto, Diretor Jurídico da entidade, vai solicitar que seja instaurado o dissídio coletivo.

O Sindicato chamou as empresas para uma mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, mas apenas o Diário do Povo compareceu e assinou o acordo fixando o piso salarial 2017 em R$ 1.880,00 + anuênio de 2%.

O Meio Norte não respondeu o ofício do Sindjor-PI, e por meio de telefone o assessor jurídico da empresa, Francisco Ferreira, informou que o Sistema Meio Norte não sentaria com outras empresas para negociar o Acordo Coletivo.

Francisco Ferreira sugeriu um encontro isolado com os dirigentes do Sindicato, na sede daquela empresa, durante o qual fechou questão dizendo que não podiam pagar o mesmo piso acordado pelo Diário do Povo. Propôs, na oportunidade, um aumento de R$ 93,00 e o fim do anuênio, proposta prontamente recusada pelo Sindicato.  O "Dia" segue na mesma linha. Não assinou o acordo e continua pagando o mesmo piso de 2016.


Diante disso, não havia outra alternativa senão acionar todas as empresas na Justiça, inclusive aquelas que estão pagando o novo piso sem retroagir a 1º de fevereiro, data base da categoria, e sem assinar o acordo coletivo. TVs, portais de notícias e empresas de assessoria de imprensa serão alvos da ação do Sindjor-PI.
Com informações de José Olímpio. Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...