Aos poucos a Praça de Nossa Senhora da Divina Graça, em Parnaíba começa a ganhar cara nova. A iluminação pública está sendo restabelecida a fonte luminosa está passando por uma reforma e dentro em breve voltará a funcionar. Outro destaque é a limpeza que está sendo feita de forma sistemática deixando a praça sempre limpa.
A fonte luminosa da Praça da Graça, principal logradouro público do município e que há anos não funcionava mais voltará a ter vida. Nenhuma praça piauiense tem mais história que a folclórica Praça da Graça, ali fica situada a Catedral de Nossa Senhora da Graça, erguida em 1770 por Simplício Dias da Silva.
A suntuosa igreja abrigava os cultos das famílias tradicionais da cidade litorânea naquela época. Outra igreja, a do Rosário, também do século XVIII, de arquitetura muito simples e com um ‘ar’ singelo de pobreza, foi construída para que os escravos e os menos afortunados pudessem rezar por dias menos ‘desgastantes’. A Catedral era lugar para os brancos ricos e com descendência europeia, enquanto a Rosário era para os negros e os mais pobres.
Encontra-se também nesta praça o “Monumento da Independência” em homenagem à independência do Brasil, está situado em frente à Casa Paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Graça.
A praça faz parte do sítio histórico da cidade, tombado recentemente e atualmente encontra-se invadida por camelôs e precisando de pelo menos um paliativo para restaurar o piso.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba | Fotos: Luzia Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.