Blog do Pessoa: Banda Municipal é destaque neste carnaval: Um pouco de sua história


28 de fev. de 2017

Banda Municipal é destaque neste carnaval: Um pouco de sua história


 A Banda Municipal de Parnaíba, intitulada de Simplício Dias, surgiu em 1886, e com a Lei Ordinária nº 2383 de 14 de setembro de 2007, passou a ser considerada como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Em suas várias composições é detentora de uma trajetória marcada pela atuação de grandes profissionais da música parnaibana, sendo registrada como a mais antiga banda marcial do Piauí. Mantida pela Prefeitura de Parnaíba, que arca com os salários de 28 de seus integrantes, fardamento, manutenção de instrumentos e logística de atuação, ainda assim, enfrenta desafios por não possuir ônibus próprio para locomoção em suas apresentações e alojamento, que possibilitasse até mesmo seus integrantes a oferecerem cursos à população com vista à formação de novos talentos. À época do seu surgimento, tinha como maestro o músico clarinetista e compositor Pedro José Braga. Ele também era mestre de obras e manteve a banda até 1918, quando o administrador público Nestor Gomes Veras adquiriu mediante compra os instrumentos do maestro.
Estava institucionalizada a ``Banda de Música Municipal de Parnaiba - Pi``. Em 1917 o Interventor Nestor Veras autorizou a construção do Largo da Matriz (hoje Praça da Graça) e neste mandou erigir um coreto onde a Banda passou a fazer retretas para animar a população nos fins de semana. Ao longo de sua história a banda teve ainda como regentes Almir Araújo e Francisco de Assis Aguiar (Mestre Zullite). Hoje a banda tem um quadro composto de 28 músicos e está presente no cotidiano da cidade, sendo vista com freqüência nas mais diversas solenidades cívicas e culturais.
FONTE DE PESQUISA: ``A Banda Municipal de Parnaíba`` Um patrimônio histórico e cultural. Livro editado em 2007 por Mauro Junior R. Sousa, via blog maestrorochasousa.blogspot.com.br

Fonte: Postado por:Portalphb.com.br
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...