Hoje pela manhã, na Universidade Federal do Piauí, alguns alunos se depararam com um homem - que até então ninguém sabia nome, curso, muito menos se era morador de Parnaíba, pois está ocorrendo um congresso com estudantes de vários estados - caído no chão, com um certo grau de inconsciência, chegando inclusive a se debater. Ao presenciar tal cena, como qualquer cidadão que se preze, entramos em contato com o SAMU, onde prontamente atenderam e se dirigiram para lá. Nesse meio tempo, apareceu um estudante de medicina onde constatou que havia um certo grau de embriaguez, mas concordou que ele precisava de ajuda e ficou no local auxiliando como podia, afinal, era apenas um estudante.
Quando o SAMU chegou, haviam dois profissionais, um senhor e uma moça, onde esta cidadã mostrou-se totalmente sem ética ao constatar que o homem estava com sinais de embriaguez... chegando inclusive a dizer que a CHAMAMOS PARA NADA! Agora fica a questão, que tipo de profissional é essa? Quer dizer que uma pessoa por estar bêbada não merece atenção? Será que ela não sabe várias consequências que o consumo excessivo de bebidas pode causar? Como nós, estudantes, poderíamos diagnosticar que o único problema era a bebida? E se realmente estivesse acontecendo algo mais grave e ele morresse lá no corredor? A profissional é ela, a pessoa que tem capacidade para atestar algo é ela! Agora, tratar o homem com desprezo e dizer que a chamamos para NADA? Isso é um absurdo sem tamanho!
Vale lembrar que não faz muito tempo que o HEDA se recusou a atender uma pessoa devido sua embriaguez, e o mesmo acabou falecendo quase em frente ao hospital... Não vamos esquecer isso!
Quero parabenizar o outro profissional, que apesar dos protestos dessa indivídua, acabou colocando o paciente na maca e levando para atendimento, quero parabenizar o estudante de medicina, que não só auxiliou o rapaz até a chegada do SAMU, mas também o acompanhou na ambulância.
HUMANIZAÇÃO E EMPATIA, duas palavras que estão faltando em muitos profissionais da saúde. Se não sabem trabalhar com gente, procurem outra profissão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.