23 de ago. de 2016

Seminário na FIEPI estimula pequenos empresários a exportar

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) realizou, durante todo o dia de terça-feira, 23 de Agosto, no auditório 8º andar, do prédio da instituição, em Teresina, o Seminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas”, que tem como objetivo principal estimular os pequenos empresários piauienses a cultura da exportação.



O evento, além da FIEPI teve como organizadores, o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, a SEDET - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, PORTO PI - Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí, e o SEBRAE-PI - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
A abertura do Seminário aconteceu às 9 horas com as boas vindas do Diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto. Em seguida o superintendente do SEBRAE, Mário Lacerda, fez uma apresentação sobre “Perspectivas de Comércio Exterior para Micro e Pequenas Empresas”.
Logo após, a especialista em acesso a Mercados Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Michele Mamede, falou sobre “Estratégias de Acesso aos Mercados Internacionais” e Rodrigo Han, do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento falou sobre a ConnectAmericas.
Para o Diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto, “o momento é de estimular as pequenas empresas a exportar e consequentemente aumentar a presença do Piauí no mercado internacional e a FIEPI faz parte deste esforço”, disse Freitas Neto, lembrando que o país vivendo um momento de dificuldade, num mercado interno com restrições para empresas de todos os setores. Por isso, é o momento de olhar para fora e capacitar as empresas para exportar.



Antes da sua apresentação, o Superintendente do SEBRAE, Mário Lacerda, disse que o momento é de reflexão e fez um balanço da evolução da política para o micro e pequeno empreendedor, expondo o tamanho da importância do nicho para geração de empregos e distribuição de renda.  
A palestrante Michele Mamede, disse que os pequenos empreendedores precisam ver essa modalidade como uma grande oportunidade de negócios e de ampliação de mercado e identificar a exportação como uma oportunidade de desenvolver a empresa em todas as suas áreas: financeira, humana e materiais.
“A CNI, por meio da Rede CIN – Centro Internacional de Negócios -, consegue ajudar negócios de todos os estados brasileiros a traçar a melhor estratégia para conseguir exportar”, afirmou.
O Seminário encerrou com atendimentos customizados dos realizadores.
Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

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