Dados divulgados na última sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que 34,4% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental eram ativos ou acumularam 300 minutos ou mais de atividade física nos últimos sete dias antes de responderem à Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE).
O levantamento foi feito pelo IBGE a partir de convênio celebrado com o Ministério da Saúde, e contou com o apoio do Ministério da Educação.
Neste item da pesquisa, o Piauí ficou na pior colocação entre todas as unidades da Federação, com apenas 25,8% dos estudantes tendo declarado que fi zeram 300 minutos ou mais de atividade física acumulada no período de sete dias.
O Distrito Federal, por seu turno, apresentou o melhor resultado, com 40% dos adolescentes considerados ativos. Em seguida, com melhores resultados no ranking aparecem os Estados de Mato Grosso do Sul (39,6%), Paraná (38,5%), Minas Gerais (38,0%), Tocantins (38,0%) e Amazonas (37,6%).
A maioria dos adolescentes entrevistados, 60,8%, foi classificada como insuficientemente ativa, e 4,8% como inativa. Houve importante diferença no indicador na classificação por sexo. Enquanto quase 44% dos meninos informaram praticar 300 minutos ou mais de atividade física semanal, para as meninas esse percentual foi pouco superior a 25%.
As Regiões Centro-Oeste (37,9%) e Nordeste (29,6%) exibiram os valores extremos da variação regional de estudantes classificados como ativos. Quando considerados somente os municípios das Capitais brasileiros, Curitiba (41,4%), Vitória (40,0%), Campo Grande (39,9%), Florianópolis (39,4%) estão entre as capitais com os maiores valores para o indicador citado.
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015.
Este indicador foi obtido somando-se os tempos de atividade física acumulada em sete dias. Os adolescentes entrevistados responderam a oito questões, que tratam de três domínios: deslocamento de casa para a escola e da escola para casa; aulas de educação física na escola; e outras atividades físicas extraescolares.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.