O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Ser Educacional, no Piauí
Com o objetivo de garantir com que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança, dignidade e autonomia, promovendo a inclusão nas atividades turísticas, o Instituto Ser Educacional e o Governo do Estado através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) com a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), firmaram parceria para adaptar acessos a cadeiras de rodas do calçamento ao mar.
O projeto será inaugurado no dia 22 de julho, às 9h no Complexo Turístico da Praia de Atalaia, localizada no município de Luis Correia no Piauí e as atividades serão realizadas nos dias 23 e 24 de julho. Durante a ação serão disponibilizadas oito cadeiras anfíbias e o monitoramento será realizado pela Faculdade Maurício de Nassau.
Além desse período, as pessoas que precisarem do serviço podem se dirigir a sede do projeto, localizado na orla da praia de Atalaia, com documento de identificação com foto e CPF e solicitar as cadeiras. O horário de funcionamento será de 9h às 12h, nos feriados, em período de alta temporada e por agendamento através do telefone (86) 3222- 3405 ou por email seid@seid.pi.gov.br.
Essa ação foi planejada com base nos dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2010, que mostra que no Piauí cerca de 27,59% da população apresenta deficiência, o que corresponde a mais de 860 mil pessoas. Esses números deixam o Piauí em 4º lugar na lista dos estados brasileiros com maiores índices de pessoas com deficiência.
Mesmo com esse número expressivo observa-se que as pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades em realizar viagens de lazer, seja por ausência de acesso à instalações e serviços turísticos, seja por inabilidade ou incapacidade no atendimento preferencial e personalizado para as diferentes tipologias de deficiência.
O Piauí Praia Acessível pretende incentivar as pessoas com deficiência a usufruir do lazer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas visando mudar a realidade do turismo no estado a fim de promover a inclusão social e o acesso dessa população à atividades turística com segurança e autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.