Blog do Pessoa: Piauí tem quase 600 casos de chikungunya confirmados, diz Sesapi


31 de jul. de 2016

Piauí tem quase 600 casos de chikungunya confirmados, diz Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) continua em alerta com o crescente número de casos notificados de chikungunya. Comparando o primeiro semestre de 2015 com o mesmo período deste ano, o estado registrou um aumento de 672,9% de casos prováveis da doença.


Ao todo, foram 1.971 casos de chikungunya notificados, sendo 592 já confirmados por exames laboratoriais e nenhum óbito. Teresina continua a cidade com maior número de registros, 1.201 casos e 559 confirmações.

Aedes aegypti é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e do vírus zika (Foto: Paulo Whitaker)
O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, explicou que o aumento se deu após o cruzamento de dados entre os sistemas de informações online (em que os municípios informavam seus casos de chikungunya, dengue, zika) e o offline (que seriam incluídos no banco de dados do estado). A partir desse processo foi possível perceber um aumento significativo nos casos.

Sobre os casos de dengue, o Piauí registrou 4.654 casos, em 149 municípios, o que significa uma redução de 34,5% em relação ao ano passado. Seis municípios concentram os maiores números de casos suspeitos: Teresina, Cocal, Simões, Picos, Caldeirão Grande e Marcolândia.

Enquanto no ano passado foram notificados apenas quatro casos suspeitos de zika vírus, em 2016, o estado já registrou 331.

Microcefalia

A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 178 casos notificados de microcefalia. Destes, 92 já foram confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 178, 12 seguem em investigação e 74 foram descartados.

Fonte: G1-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...