Com o objetivo de fornecer informações para auxiliar as empresas em seus processos criativos e de desenvolvimentos de produtos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PI) realizaram, na noite do dia 31 de maio, no auditório da FIEPI, em Teresina, a Palestra de lançamento do Projeto INOVA MODA – Ciclo 5 – Inverno 2017.
A palestra ficou a cargo da Designer de Moda e Produto – Marlúcia Santos, do SENAI de Goías. Com o tema “Colapsos”, a palestra mostrou as varias estratégias que poderão gerar infinitas possibilidades no seu processo criativo. Tudo isso visando o Inverno 2017. Neste ciclo os profissionais irão apresentar durante a realização de oficinas os processos de criação e tecnologia, retratando as principais tendências para auxiliar às indústrias da Moda a criarem suas próprias coleções.
O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário e Artefatos de Tecidos de Teresina - Sindvest, Francisco Marques de Melo, representou a Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI no evento. Ele falou da importância do Inova Moda para o setor. “Hoje a palavra de ordem é inovação. O nome deste ciclo já diz tudo”, disse Marques, referindo-se ao tema Colapsos que, segundo ele, traz um impacto diferente e já mostra que o momento é de inovar.
“Esse projeto está dando resultado porque a cada ano temos coisas novas e diferentes. Neste ciclo, o tema o Colapso já provoca a cadeia produtiva do segmento a pensar e rever o significado do luxo não sob o ponto de vista do consumo, mas sim pela ótica dos processos. Por isso as empresas precisam agradecer as entidades SEBRAE e SENAI que estão trazendo até elas iniciativas como estas”, comentou o presidente do Sindvest.
De acordo com a técnica de Moda e Design do SENAI/PI, Raimunda Oliveira, “considerando que o mercado de moda é altamente competitivo e dinâmico, é importante ter coleções e modelos de negócios alinhados às macrotendências em destaque”.
Para a palestrante Marlúcia Santos, as redes sociais tem mudado o relacionamento entre marca e consumidor. “Com isso, exige de nós um reposicionamento para atender esse consumidor online que quer tudo com muita rapidez, onde várias soluções são encontradas e diversos padrões existentes são modificados”, disse, acrescentando que as novas gerações estão mudando sua forma de consumir.
Fruto de uma parceria nacional entre as entidades (SEBRAE/SENAI), o Inova Moda coloca à disposição dos empresários do segmento na região um Caderno de Tendências e Informações, que reúne um vasto conteúdo sobre referências, interferências e novas tecnologias.
Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI
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