17 de jun. de 2016

Expedição Namorados

Por:Benedito Gomes(*)

O Jeep Club do Piauí, fundado e com sede em Parnaíba, é uma Associação sem fins lucrativos, com aptidão filantrópica, pois está sempre ao lado daqueles menos favorecidos. É uma verdadeira escola de off road, com aulas práticas ao ar livre e em local apropriado. Seu lema é “Companheirismo e Aventura” isso quer dizer que só com um grupo de bons companheiros podemos nos aventurar pelos lugares de difícil acesso onde só os jipeiros se propõem a enfrentar. 
Nos últimos anos, de Santo Amaro, no centro dos Lençóis Maranhenses a Tibau, no Rio Grande do Norte, e ao Jalapão em Tocantins, o JCP deixou sua bandeira hasteada.
Em maio de 2016 planejamos um passeio a Barreirinhas – MA, já pela terceira vez. Mas para cada ida um roteiro diferente. Escolhemos a data- os dias onze e doze de junho, véspera e dia dos namorados, nada melhor para um passeio cheio de surpresas, aventuras e romantismo, pois sabemos que o amor não tem cor, não tem religião, não tem idade, mas está sempre presente nos corações apaixonados.
Tudo pronto, hotel reservado, cinquenta por cento das diárias depositadas, malas recheadas, sacolas completas, frutas, água, fritos, gelo e eu acho que iam até bebidas. Todos os itens conferidos, pneus calibrados, tanque cheio e pé na estrada. Saímos dia 10, ali pelas oito da noite, e com as tradicionais paradas de quem viaja em comboio chegamos a Barreirinhas (nem me lembro), talvez lá pela meia noite. Manhã do dia onze, após um sonolento despertar, um refrescante banho e um saboroso café, estamos prontos para mais um dia de passeio em lugares por nós desconhecidos. Em nossa frente deslizava o caudaloso Rio Preguiças, que mesmo tendo suas nascentes nos municípios de Santa Quitéria do Maranhão e Anapurus, corre tranquilo pela planície maranhense com endereço certo no povoado Atins, onde deságua no Oceano Atlântico. Sua superfície perene e plana era ondulado apenas pelo movimento de dezenas de lanchas, rio acima, rio abaixo. Entre elas duas conduzindo vinte e uns componentes do JCP com destino ao Balneário Caboré, onde almoçamos banhamos e passamos boa parte do dia. 
                              O rio que corre preguiçosamente

O sol já se despedia, prometendo voltar no dia seguinte e nós também resolvemos fazer o caminho de volta. Bem próximo dali, parece que nos vigiando e nos orientando, estava o majestoso Farol de Mandacaru que desde 1940 presta um relevante serviço aos navegantes.
Subimos o Rio Preguiças com uma velocidade constante, suficiente para observar a bela floresta que margeia o rio e nos seguia na mesma balada. Chegamos em Barreirinhas à noite, e mesmo sem combinar fizemos um tour pela cidade junto com ela. Já tarde voltamos ao hotel, dormimos e de manhã quando acordamos a amiga tinha ido embora. Em seu lugar chegava o sol, com seus raios fortes e disposto a aquecer o dia dos Namorados e lá estávamos nós, nos cumprimentando, nos abraçando e dispostos para mais um dia sem rotina.
Nove da manhã o guia deu sinal de partida e lentamente lhe acompanhamos. 

Para nós o destino era desconhecido. Íamos cruzar os Pequenos Lençóis. Depois de dez quilômetros de estrada razoavelmente trafegável demos de frente com Riacho, Dunas e Lagoas, tudo feito pela Natureza, lugar de beleza impar e está à disposição daqueles que os saibam usar sem agredir. Depois de muitas decidas e subidas paramos em uma lagoa de água cristalina e temperatura amena, onde banhamos, nos divertimos e agradecemos a Deus por estar em um lugar tão bonito e preservado. 
Já passava do meio dia, quando seguimos em frente até o oceano, viramos à direita com destino a Parnaíba, com passagem por Paulino Neves e Tutoia. Aqui chegamos domingo às oito da noite, todos felizes com a bela expedição que fizemos.
Pensa que acabou? Não, já estamos nos preparando para outra. E seja o que Deus quiser.
(*)Benedito Gomes
CONTADOR(UFPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...