Na tarde do dia seis de abril, a biblioteca Rubem Freitas, localizada nas dependências do SESC Caixeiral, e a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (campus Parnaíba) receberam a III Coleção Biblioteca Histórica O Piaguí Culturalista. O caderno, que coleciona exatas quarenta edições deste impresso (do número 61 ao 100), é uma idealização dos fundadores da marca que, de tempos em tempos, têm doado a instituições de salvaguarda os números já publicados por O Piaguí. Além de possibilitar ao público a consulta das edições antigas deste veículo, o projeto dá um importante passo na preservação de um trecho da memória do periodismo parnaibano e suas consequentes produções hodiernas.
A entrega oficial do 3° caderno da coleção à biblioteca Rubem Freitas foi realizada com a participação dos escritores Carvalho Filho e Ana Ferreira, que na ocasião testemunharam o depósito realizado às mãos das representantes do SESC Caixeiral, Leandra Sávia Moreira dos Santos (gerente administrativa) e Camila Machado Maia (coordenadora de cultura). Já no campus de Parnaíba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, o recebimento, testemunhado por alunos da instituição, ficou a cargo do diretor do IFPI, Alexandre Borges Cristóvão, da bibliotecária Micheline Gouveia e da professora Vanda Santana.
Além das bibliotecas do SESC Caixeiral e do IFPI (campus Parnaíba), a Fundação Raul Furtado Bacellar, representada em Parnaíba por seu presidente Renato Arariboia de Britto Bacellar, é outra importante instituição que salvaguarda acervo completo deste impresso, desde o seu primeiro número, 5 de novembro de 2007 (Dia da Cultura).
Fonte: Editorial (O Piaguí Culturalista, n° 103, maio de 2016).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.