7 de mai. de 2016

OITO DE MAIO, UM DIA DE CARINHO

Por:Benddito Gomes(*)

Vem ai, amanhã,  o dia oito de maio. Seria um domingo como outro qualquer: missa de manhã na igreja ou na TV, com Padre Marcelo; mais tarde, praia, futebol, um dia de rotina.
Mas este domingo é um dia especial. É o dia das mães! Na Grécia antiga era um dia mitológico - era comemorado o dia da mãe dos deuses. Vem de lá para cá os países adotando o dia das mães,  ai já sendo  biológico.
No Brasil oficialmente a data é reconhecida e festejada desde 1932. No inicio dos anos 60, um garoto chamado José Leão encantou o Brasil com uma música chamada “flor mamãe”. O nome já diz algo que toca o coração e a letra é uma verdadeira declaração de carinho a uma pessoa amada, no caso a mamãe querida. A delicada letra da música inicia assim: "andei por todos os jardins – procurando uma flor pra ti ofertar
em lugar algum eu encontrei – a flor perfeita pra te dar
ninguém sabia onde estava – esta flor mimosa perfeição
ela se chama flor mamão – e só nasce no jardim do coração". Lindo, né?
Neste domingo, oito de maio, meio mundo estará em festas, do mais luxuoso palácio onde a rainha, cercada de serviçais, mordomos e seguranças, receberá os parabéns de príncipes e princesas.
No outro extremo, quem sabe, em uma casinha simples, bem arrumada, um quintal varrido e arborizado, uma mesa estrategicamente colocada à sombra do cajueiro, e uma mãe que desde cedo arruma tudo para receber os filhos. Mais tarde vão chegando? "Abença" mãe, parabéns... daqui a pouco chega outro e a cena se repete. Também chegam os netos e ai a mãe passa a ser vovó. Abraça a todos e se derrete, pois não é pra menos, afinal, “avó e mãe com açúcar”.
Pensa que chegaram todos? Não. Dai à pouco chega a mãe da mãe, no caso a "biza": correria,gritos, alegria total. É só felicidade!
Portanto, não deixe o dia das mães passar em branco. Participe, sua presença é melhor do que presente. É a felicidade dos filhos que faz a alegria das mães.
Eu imagino um diálogo entre mãe e filho:
Filho, venha tomar café; Filho troque de roupa. - Mãe que roupa eu visto? -Essa que esta ai do lado da cama. -Filho, estudou a lição? - Já estudei duas vezes. Amanhã quero tirar dez na prova.- Com certeza, meu filho, você é um bom aluno. Mãe, amanhã vou ao aniversário de uma amiga! - Vai com quem? -Com uns colegas. -Já sabe tem que voltar cedo. Só durmo quando você chegar.
Diálogo neste nível, com tanto amor e respeito, acontece diariamente no mundo inteiro. É uma confiança mutua: a experiência vivida ensinando os primeiros passos para quem está começando.
Você está lendo este texto e não é mãe, a primeira que você encontrar cumprimente, parabenize, ela merece. Agora se você está lendo e é mãe, meus parabéns, com um forte abraço!
(*)Benedito Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...