Blog do Pessoa: Lagoa do Bebedouro, será ela a próxima vitima?


1 de mai. de 2016

Lagoa do Bebedouro, será ela a próxima vitima?



Um dos mais belos pontos turísticos na zona urbana de Parnaíba, a Lagoa do Bebedouro é a mais importante Lagoa da região norte do estado. Composta por uma grande bacia que recebe às águas nas marés do Rio Igaraçu, juntamente com as água do Rio Parnaíba, esse grande atrativo de nossa cidade sofre, infelizmente, há décadas com o descaso do Poder Público Municipal e Estadual.

Em 2014, depois de muitas e muitas cobranças de alguns vereadores da cidade, o Prefeito, Florentino Neto (PT) prometeu reurbanizar a Lagoa do Bebedouro, mas até hoje, essa reurbanização ainda não aconteceu. Para não ser injusto com o gestor Municipal, há alguns meses foi autorizado e realizado um serviço de roço e de capina no entorno da Lagoa do Bebedouro, compreendendo uma área de 4 (quatro) mil metros lineares. Fora essa pequena intervenção a Prefeitura Municipal de Parnaíba nada mais fez para melhorar o aspecto de abandono em que se encontra essa tão importante Lagoa.

Em 2015, foi vastamente veiculado na imprensa de Parnaíba que, finalmente, a Lagoa do Bebedouro iria ser reurbanizada. O Secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, garantiu que seria elaborado um projeto que visaria à reurbanização da Lagoa do Bebedouro, em virtude da necessidade urgente de preservação da Lagoa para que ela não corresse o risco de secar, como aconteceu com a Lagoa do Portinho. Segundo ainda noticiou a imprensa, essa solicitação teria partido do Deputado Estadual Dr. Hélio (PTC), após um pronunciamento na tribuna da assembleia. Isso aconteceu no mês de agosto de 2015. ?A lagoa tem uma grande relevância para a população da região, em especial dos bairros Santa Luzia, Bebedouro e São Vicente de Paula, além de possuir um grande potencial turístico para a região. A margem está tomada pelo capim e a lagoa aumentou seu nível de poluição?, argumenta Dr. Hélio Oliveira. Portanto, quase um ano depois à população de Parnaíba e região ainda espera a promessa do Governo do estado de reurbanizar a Lagoa do Bebedouro.

A lagoa do Bebedouro existe há mais de 50 (cinquenta) anos. Recebendo água do Rio Parnaíba e do Rio Igaraçu, a Lagoa do Bebedouro consegue manter um bom volume de água, praticamente, o ano todo, em todos esses anos.

Em 1999, o então Prefeito de Parnaíba Antônio de Moraes Souza Filho, o Zé Filho, fez a única obra de reurbanização, nesses mais de meio século de existência da Lagoa do bebedouro. À época foram construídos bares ao longo do calçadão da Avenida Batista Filho, mas que, sem manutenção, o que restou desses bares hoje é apenas um monte de escombros que só serve como ambiente de consumo de drogas.

Em 2016 o Prefeito, Florentino Neto (PT), embala para tentar sua reeleição. Já ouvi alguns sussurros de que já existe um projeto da atual administração prontinho para sair do papel e reurbanizar a Lagoa do Bebedouro. Existe um ditado popular, lá das bandas do estado do Pará, que diz: ``Cachorro mordido de cobra tem medo de salsicha``. Sem querer ser pessimista, mas já sendo, eu profetizo: Se esse projeto existe e não sair do papel até antes da eleição, duvido que ele um dia saia. Eu, como amante dessa cidade, espero, sinceramente, que eu esteja errado.

Fonte: Walter F. Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...