Pesquisadores do projeto FaunaMar, realizado pela Comissão Ilha Ativa – CIA e apoiado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, registraram ocorrências reprodutivas de tartarugas marinhas nos municípios de Camocim.
Os ninhos encontrados foram confeccionados pelas fêmeas em áreas de trânsito de veículos, além de acompanhar todo o desenvolvimento das tartarugas, o projeto cuida também de proteger e sinalizar os ninhos, cercando com estacas; porém é interessante que os motoristas dos veículos que trafegam próximo a área onde os ninhos são encontrados redobrem sua atenção, evitando passar sob eles, já que o choque dos pneus com os ninhos compactam a areia e dificultam o desenvolvimento dos embriões e/ou a saída dos filhotes.
O projeto acompanha o desenvolvimento durante toda a fase embrionária, e a partir de 45 dias aumentam o monitoramento para presenciar o nascimento dos filhotes.
As tartarugas marinhas são espécies de vida longa. Atingem a maturidade sexual entre 20 e 30 anos. A cada mil filhotes, apenas um ou dois chegarão a fase reprodutiva.
Fonte: Portal de Camocim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.