As primeiras imagens disponíveis são dos anos de 2008 e 2009. Em uma delas nem é possível ver o banco de areia que hoje se formou no centro da lagoa. Já na foto do ano seguinte, a formação já pode ser avistada.
E nas imagens mais recentes, feitas no final do ano passado e publicadas agora em 2016, é visível o recuo da água e o avanço das dunas.
As fotos mostram ainda que, nem mesmo lagoas menores que existiam no entorno do Portinho, resistiram.
Em março, o 180graus esteve na lagoa. A situação é desoladora. As dunas conseguiram até mesmo tomar por completo um trecho da estrada que liga a lagoa à BR-343. Um desvio foi construído pelos comerciantes que ainda insistem em permanecer no ponto, mesmo com a queda de quase 80% no movimento.
Os turistas agora aproveitam a montanha de areia para fazer fotografias. Do alto, o nosso carro de reportagem fica minúsculo.
No próximo dia 8 de abril, um bingo beneficente organizado pela ação “SOS Lagoa do Portinho”, será realizado com intuito de arrecadar fundos para a recuperação do lugar.
No mês passado, a iniciativa privada iniciou um projeto para represar água de volta à lagoa, mas os trabalhos foram barrados pela Secretaria de Meio Ambiente, que não tem em curso nenhum projeto para revitalização da lagoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.