Blog do Pessoa: H1N1: começa a vacinação na rede pública em Parnaíba


30 de abr. de 2016

H1N1: começa a vacinação na rede pública em Parnaíba

Campanha de vacinação contra influenza vai de 30 de abril a 20 de maio.

Logo cedo, antes das 8h já havia fila nos diversos postos espalhados nos bairros de Parnaíba.
Teve início na manhã deste sábado, 30 de abril o “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra gripe a H¹N¹. A vacinação está sendo realizada nos postos de saúde da rede pública de Parnaíba. Além dos postos, diversos pontos da cidade também estão funcionado especialmente hoje.

Clínicas particulares já têm disponível vacina trivalente de 2016. A campanha nacional de vacinação contra influenza começa no dia 30 de abril e vai até 20 de maio, segundo o Ministério da Saúde. 
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Posto instalado na Unidade Escolar Euclides Miranda, bairro São Francisco funcionará o dia todo.
Vacina muda todo ano
A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, a vacina de 2016 fornecida pelo Ministério da Saúde, não sofreu mudanças em relação ao H1N1 em comparação à do ano passado, por isso os lotes de 2015 são eficazes contra a H1N1. A proteção contra os outros dois vírus da gripe – H3N2 e Influenza B – fica comprometida.

Rede particular já tem vacina 2015.
Em clínicas particulares, já está disponível a vacina trivalente contra influenza de 2016 que além de proteger contra o H1N1, o H3N2 e a Influenza B também protege contra uma segunda cepa da Influenza B. O valor da vacina nas farmácias e clínicas particulares varia entre R$ 90,00 e R$ 120,00.

Posto de vacinação instalado na Unidade Escolar Euclides Miranda, bairro São Francisco, em Parnaíba.
Por José Wilson | Delta Vox | Fotos: Darklise Albuquerque/Delta Vox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...