Nesta quinta-feira, o Projeto FaunaMar, realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA) e apoiado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, realizou a primeira soltura de filhotes de tartarugas marinhas do ano. Desde o início do ano, os técnicos vêm registrando dados de comportamento reprodutivo nos municípios de Barroquinha e Camocim, no estado do Ceará, área de atuação do projeto.
Segundo a técnica Nara Araújo, o projeto realiza monitoramento de praia em busca de encalhes vivos/mortos. Entretanto, desde o ano passado vem-se registrando ocorrências reprodutivas. “Em 2015 havíamos registrados ninhos apenas em Camocim. Esta é a primeira ocorrência em Barroquinnha e estamos monitorando outros ninhos na área”, disse a bióloga.
O nascimento do ninho da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como tartaruga-de-pente, aconteceu ao entardecer e foi acompanhado por pescadores, crianças e demais comunitários. No total, 70 filhotes foram acompanhados até o mar.
A tartaruga-de-pente é uma das quatro espécies que desovam no litoral. Encontrada nas águas tropicais dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, onde migram entre as áreas de alimentação e reprodução, vive em média entre 80 e 100 anos.
A bióloga Kesley Paiva explica que a comunidade tem colaborado com as pesquisas. “O envolvimento da comunidade em projetos de conservação é de fundamental importância. O que promovemos hoje, com a soltura dos filhotes junto ao público, foi permiti-los a conhecer os animais, para sensibiliza-los, disse a coordenadora técnica.
As tartarugas marinas desovam em torno de 120 ovos e possui um período de incubação entre 50 – 60 dias. Contudo, a cada mil filhotes, apenas um ou dois conseguem sobreviver até a fase adulta, quando voltam à praia onde nasceram.
O Projeto FaunaMar/Comissão Ilha Ativa, agradece a participação e parceria de todos que fizeram-se presentes.
Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.