4 de abr. de 2016

Azul solicita novo voo para Parnaíba tendo como origem e destino Recife.

Ratificando a pretensão de voar para Parnaíba, Azul Linhas Aéreas faz nova solicitação de voo que encontra-se análise e até o momento sem restrições. Será utilizado um um jato com capacidade para 114 pessoas.
O E190, é um avião a jato com capacidade para até 114 passageiros.
A aeronave para este voo será o E Embraer 190, codificação ICAO E190, é um avião a jato com capacidade para até 114 passageiros, fabricado no Brasil pela Embraer. Percebendo que o voo noturno Teresina/Parnaíba/Teresina dificilmente seria aprovado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) por absoluta falta de condições de pouso com segurança, vez que faltam equipamentos que permitam este tipo de operação noturna e aparentemente sem perspectivas de que fosse solucionado dentro do prazo previsto, a Azul fez nova solicitação junto a Anac no dia 31 de março para inclusão de voos para o aeroporto Guararapes Gilberto Freyre, em Recife. O voo que será semanal, aos sábados, terá início no dia 04 de junho deste ano de 2016 e sairá da capital de Pernambuco às 13hs e pousará no Aeroporto Prefeito Doutor João Silva, em Parnaíba às 14h35min. Em seguida, às 15hs retorna para Recife onde faz aterrissagem às 16h35min.
Voos anunciados, mas sem perspectivas de aprovação.
Apesar de ter sido divulgada informações referentes a situação da Azul Linhas Aéreas em Parnaíba, PI ainda no mês de fevereiro deste ano de 2016 veiculadas no site da Prefeitura de Parnaíba, onde ali era dada ciência aos parnaibanos de que a Azul havia dado entrada em novo pedido de Horário de Transporte (HOTRAN) para os voos com destino a Parnaíba tendo com origem o Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina.
A nota do dia 17.02 informa ainda que caso aprovados, os voos deveriam ser retomados no dia 08 de abril com alterações na malha. Os novos voos seriam noturno e operado às segundas e sextas-feiras, saindo de Teresina às 1h40min e pousando no litoral às 2h20min. Já no destino inverso, o voo sairia de Parnaíba às 4hs com previsão de chegada na capital às 4h50min.

Naquela oportunidade também confirmamos em planilha disponível no site da Hotran, que a solicitação foi feita no dia 02 de fevereiro e estava na Etapa Inicial 1.1, que corresponde a Tramitação dos Pedidos Aguardando Parecer da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Sendo aprovado, o pedido seria submetido a mais três análises até sua aprovação final. Ainda naquela época no documento constavam duas restrições referentes ao voo da Azul para Parnaíba. Uma diz respeito a Infraero e a outra ao quesito GGFS-SIE (security) – referente a proteção ao voo e operações aéreas. O último item foi inclusive um dos principais pedidos de adequação feito pela Azul ao governo do Estado. A exigência passa a ser mais latente pelo fato do novo horário do voo, que agora é exclusivamente noturno para pouso e decolagem.Consultando o site da Anac constatamos a veracidade da informação e que Aeronave a ser utilizada seria do mesmo modelo que vinha sendo feito os voos anteriormente, ou seja, um ATR, com capacidade para 70 passageiros.
Passados dois meses da informação e dada a proximidade da data do início dos voos, previstos para o dia 8 de abril, votamos a consultar o site da Anac, mas para nossa surpresa os voos ainda não tinham sido autorizados e permaneciam as mesmas restrições acima mencionadas.
Anteriormente a Azul fazia também a escala em Fortaleza que era um voo estratégico, principalmente levando-se em conta o roteiro turístico Rota das Emoções. Com isto, além Teresina, que ainda não foi aprovada fica excluída também da malha a cidade de Fortaleza. Além da necessidade dessa ponte entre Parnaíba e a capital do Ceará, vale ressaltar também a importância de futuros voos para São Luís, MA.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

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