22 de abr. de 2016

17 de abril, dia do quê?

Por: Benedito Gomes (*)
No Brasil temos dia de tudo: dia da independência, dia da bandeira, dia do fico, dia da mentira... não sei se já temos dia da vergonha, mas,  com certeza, temos o dia da falta dela.
Estamos entre os 10 países mais ricos do mundo; entre os 10 maiores produtores de petróleo; entre os maiores em território continuo e temos também talvez a maior corrupção do mundo. 
Se você pensa que a grande corrupção no Brasil é o mensalão, ou o petróleo, está enganado. Temos mais de 5.500 municípios. Sendo otimistas, acreditamos que os gestores de 1.500 estejam trabalhando próximo do correto e os outros 4.000 desviando tudo o que é possível. Às vezes, o “Fantástico” mostra pequenos municípios com desvio de trinta, quarenta ou cinquenta milhões de reais. Multipliquem isso por quatro mil gestores e veja o prejuízo que estes dão ao Brasil!
Vamos voltar para o dia 17, quando nossos deputados federais deram para o Brasil e para mundo um espetáculo ridículo, sem respeito e sem dignidade. Uma vez ouvi alguém dizer: “O Congresso Brasileiro é o único lugar no mundo onde se chama bandido de “Vossa Excelência”. Naquela sessão foi confirmado.
 
Na chamada sessão do impeachment vários deputados chegavam ao microfone, olhavam para o presidente Eduardo Cunha e diziam:-“ presidente, vossa excelência é ladrão! E pela felicidade de minha mulher e de meus filhos, voto não”. E assim foram vários, votando “não” ou votando “sim”. Mais isso é coisa de Brasília. Aqui em nossa querida `Parnaíba podemos dizer sim ou não? Concordando ou discordando do certo ou errado?
Por exemplo: Ao porto de Luís Correia, onde já foram jogados fora R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais) e sem nenhuma viabilidade de ser construído, eu digo não. Para o canal mal planejado entre a lagoa do portinho e o mangue, e que está secando as pequenas lagoas temporárias, parte correndo para o mar e parte para a lagoa grande, e que em nada vai melhorar o cenário na região, porque a grande lagoa  e as pequenas secarão ao mesmo tempo, eu digo não.
Para a ZPE -Zona de Processamento de Exportação, que não tem um quilo de produto para exportar; que não tem a menor condição de gerar os 30 mil empregos prometidos; que está tentando exportar vinte ou trinta toneladas de cera de carnaúba, coisa que o senhor Roland Jacob já fazia há cinquenta anos, eu digo NÃO. Para o Call Center, que geraria quatro mil empregos até o próximo mês de agosto; para as filas em postos de saúde, eu digo não. Para a corrupção que também opera em nosso meio, eu digo não. Para filas nos bancos, filas em pronto socorro, repartições publicas que atendem mal, vamos nos juntar e dizer NÃO.
Para o desejo que tenho de ver a Santa Casa de Misericórdia restaurada, modernizada, equipada com o que há de melhor para cuidar da saúde, para atender centenas de pessoas como fazia há cem anos, eu digo SIM; Para ver a nossa politica militar, com o contingente que já teve (cerca de 10 mil homens), com policiais treinados, educados, equipados com armas e veículos capazes de enfrentar o crime eu digo SIM; Por um grande investimento nos Tabuleiros Litorâneos, para que possamos ter aqui frutas, verduras e legumes fresquinhos, diretamente do campo, eu digo SIM. Pelos empresários de Parnaíba, grandes e pequenos, por todos aqueles que trabalham e mantém viva a economia de nossa cidade, eu digo SIM.
E para você que acaba de ler este texto, é claro que eu também digo SIM.
(*) Benedito Gomes
Contador (UFPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...