Quixaba |
O professor Lucivaldo Quixaba, diretor-proprietário do Curso “Pre-medicina”, disse em entrevista que é urgente a necessidade de eleições diretas para diretores de escolas públicas em Parnaíba, “porque professor indicado vai sempre estar à serviço de quem o indicou e não vai trabalhar em prol da educação. E arremata: “E tem que ser professor efetivo porque o substituto tem só 10 meses e não há prazo sequer para ele elaborar um projeto”.
Vice-Presidente do PC do B, o professor Quixaba informou que está observando as condições reais para se definir como candidato a vereador nas próximas eleições. “A educação é só um dos itens que pretendemos trabalhar como candidato. A eleição para diretores de escolas foi uma conquista, mas, parece que quem lutou por ela jogou o assunto pra debaixo do tapete. É preciso que se repense isso. Mas a eleição é só um detalhe. As escolas públicas ainda não iniciaram as aulas; o quadro de professores não está formado e estamos no 3º mês do ano, quando as escolas particulares já estão no 2º ou 3º simulados”, frisou.
Ele se disse também bastante preocupado com o momento extraordinário de violência que Parnaíba atravessa. “A gente pode trabalhar isso com educação porque boa parte desses jovens adolescentes, se estivessem na escola, praticando algum tipo de esporte, claro que não iríamos resolver todo o problema mas iríamos reduzir a violência. Muitos desses jovens estão promovendo a violência porque estão ociosos. E as instituições têm responsabilidade grande no processo”.
Na opinião do professor, outro assunto que implica diretamente na educação é a questão do transporte público de qualidade. Para ele, “discutir o transporte público em Parnaíba é um problema (primeiro porque não tem)”. E lembra que no Colégio Estadual Lima Rebelo, onde lecionou, as aulas que deveriam ir até às 10 horas da noite tinham que ser encerradas às 9:20, porque a última Van passava às 9:30 “e quem ficasse, já era. Claro que isso implicava no rendimento escolar. Na Uespi, onde também demos aula, era pior: os alunos tinham que caminhar um certo trajeto e corriam o risco de serem assaltados”, lembra.
Por conta das deficiências no transporte pública, lembra o professor que “ninguém pode colocar uma revisão nos finais de semana porque o transporte público para os bairros não existe. Aulas nos finais de semana são quase impossíveis de se realizarem porque o aluno não tem como se deslocar. Esse é uma assunto que deve ser visto, não como uma questão política, mas de justiça social”, defende.
PC do B
Como vice-presidente do PC do B e possivelmente candidato a vereador, Quixaba informa que o partido continua aberto a novas filiações e que é quase certa a coligação com o PV, que lançou recentemente como candidato a prefeito de Parnaíba o delegado da Polícia Federal Marcos Santos. “Nossas conversações começaram ainda no ano passado, quando o delegado Marcos ainda não era filiado. Mas elas prosseguem e tudo indica que vamos estar juntos”, destaca o professor. E avaliando sua condição de pré-candidato a vereador finaliza: “É preciso pensar Parnaíba. Temos que reclamar. Se o vereador não se sente atendido pelo prefeito, tem que dizer para a população. E aqui deixo minha nota de repúdio ao governador Wellington Dias que diz que não senta para conversar com professor, Ele não está nos ouvindo com relação à educação e essa relação é muito difícil”, pontua Quixaba em relação à greve dos professores.
Fonte: Blog do Bsilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.