Iniciando a programação do Seminário Brasil-Japão que está sendo realizado até amanhã no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, a Deputada Juliana Moraes Souza-PMDB/PI assinou na manhã desta segunda-feira(29) o memorando de cooperação entre o Governo do Japão e o Governo do Brasil no campo da agricultura e alimentação com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda para criação da Frente Parlamentar da Região do MATOPIBA.
As características climáticas dos produtores e a legalidade de novas áreas em expansão são promissoras para a região. No cultivo da soja, por exemplo, os quatro estados aumentaram significativamente sua produção na safra de 2014/2015 em relação à 2013/2014. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Piauí 18,6% (1,766 milhões de toneladas), a Bahia teve crescimento de 20,3% (produção total de 3,979 milhões de toneladas), o Maranhão, 16,4% (2,123 milhões de toneladas) e o Tocantins, 13,5% (2,335 milhões de toneladas).
Deputada Juliana segue participando do Seminário até amanhã, quando discutirá sobre o ambiente de investimento estrangeiro no agronegócio, Zona Especial de Negócios, sistema tributário brasileiro, mecanismos de cooperação japonês e procedimentos alfandegários no Brasil.
A ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu, coordena o seminário Diálogo Brasil-Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O encontro conta com a participação do vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromich Matshushima e do embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda.os empresários japoneses, estão no seminário os presidentes da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, Toshifumi Murata (conselheiro do Banco de Tókio-Mitsubshi), o presidente da Mitsui & Company, Shinji Tsuchia, o presidente da S.C. Toyota Tsusho do Brasil, Yoshifumi Araki, o diretor presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil, Aiichiro Matsunaga (também presidente da Comissão de Relações Institucionais da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil) e ainda o presidente da Ajinomoto do Brasil, Taro Fujie (também presidente do Departamento de Gêneros Alimentícios da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil.
A Deputada Juliana visitará, ainda em Tocantins, o projeto São João de cultivo de manga, banana, abacaxi e açai, no município de Porto Nacional, com o prefeito Otoniel Andrade; a empresa Granol de processamento de grãos e o projeto hidrovia de Tocantins e o terminal de cargas da ferrovia norte/sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.