Na tarde do dia 2 de fevereiro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio, através da Coordenação Regional 5, promoveu uma Reunião Técnica Interinstitucional cujo objetivo foi discutir a problemática do trânsito de veículos nas praias do litoral do Piauí, situadas na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba.
Imagem: Denílson Freitas/Blog do Pessoa |
Um dos principais objetivos da reunião foi nivelar com as instituições envolvidas, um entendimento sobre a legislação e sobre as competências de cada ente no que diz respeito à regulamentação do trânsito de veículos nas praias e definir medidas para coibir essa atividade que ameaça a biodiversidade, a segurança dos banhistas e consequentemente compromete a atividade turística.
A Área de Proteção Ambiental - APA Delta do Parnaíba, unidade de conservação federal de uso sustentável, que dentre outros objetivos de sua criação, prevê o disciplinamento das atividades econômicas desenvolvidas em seu interior e fomento ao turismo sustentável.
“As praias piauienses reúnem particularidades ambientais que favorecem a desova das cinco espécies de tartarugas marinhas, principalmente daquelas criticamente ameaçadas de extinção, que são as tartarugas-de-couro e as tartarugas-de-pente. O transito de veículos nessas áreas destroem os ninhos e compactam a areia dificultando o nascimento dos filhotes”, relata a Bióloga, Werlanne Magalhães, Instituto Tartarugas do Delta.
Mas esta não é apenas uma luta pela sobrevivência das tartarugas! Carro na praia significa perda da paisagem natural, perda de atividades de recreação e lazer, aceleração de processos erosivos e muitos outros aspectos negativos. Essa é uma luta de todos nós! Colabore, respeite, denuncie.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.