3 de jan. de 2016

CONVERSA COM O INVISÍVEL

(Um breve bate-papo com o novo ano)

Por: Benedito Gomes(*)

2016 – Olá, bom dia, estou chegando de uma longa viagem, porém com disposição para enfrentar o dia a dia aqui neste planeta terra de onde só tenho  boas noticias. Queria encontrar aqui o Benedito Gomes. Dizem que ele é bom de conversa, conhece alguma coisa e estou precisando de alguém assim para me orientar neste momento.
BG – Oi, quem fala? Tem alguém à minha procura? Estou aqui sempre disposto a colaborar.

2016 – Sou eu, 2016! Cheguei agora à pouco no Brasil. Em cada cidade conto com alguém e aqui em Parnaíba peço a sua ajuda para me guiar nos primeiros passos.
BG – Bom dia 2016, seja bem vindo. Sua chegada já era esperada. Afinal, seu antecessor, 2015, acabou de sair e, a bem verdade,  foi durante um ano um bom companheiro.

2016 – Quer dizer que se ele tivesse saído e eu me atrasasse como é que ia ficar?
BG – Isso não acontece. O tempo é contínuo, portanto, sua chegada como a saída do antecessor, foi simultânea à zero hora.

2016 – Conte alguma coisa, me diga como está a situação para que eu possa me orientar melhor. Informo que já estou na terra há 12 horas é que entrei pelo Japão, visitei a China, Coreia, enfim grande parte do oriente. Aí voei para cá e estou chegando 12 horas depois.
BG – Pois você, 2016.   acaba de chegar em um grande país! Com certeza você ficará por aqui no máximo um ano, período suficiente para conhecer como funciona uma grande nação. Vai saber em que território estamos e estamos entre os cinco maiores do mundo, aliás, somos a metade da América do Sul. Temos o maior rio do mundo em extensão e em volume de água; Da maior floresta da terra, temos mais da metade dela; o único delta do Oceano Atlântico, é o Delta do Rio Parnaíba, e está bem aqui.

2016 – Benedito Gomes, ei, calma! Quero fazer outra pergunta, até agora você só falou da Geografia-  fale um pouco da economia do país.
BG – Nós somos a oitava economia do mundo. Podemos citar quatro grupos que fazem a movimentação econômica do nosso país: na agropecuária, somos o maior produtor de carnes do planeta, todo o mercado interno é abastecido e milhões de toneladas de carnes bovina, suína, frangos, soja etc são exportados. A nossa indústria de máquinas, veículos leves e pesados, utilidades diversas é uma das maiores e o outro grupo é a prestação de serviços que ocupa milhões de pessoas em todo o Brasil, sem falar nos milhares de pequenos empreendimentos.

2016 – Com os bilhões de reais que vocês recolhem em impostos, a saúde, educação e a segurança também devem ser as melhores do mundo. Fale alguma coisa dessa área.
BG – Amigo, até agora falamos das empresas privadas, onde o número de funcionários é compatível com o trabalho a ser feito. Estes itens que você pergunta são direitos do cidadão e obrigação do Governo. Aqui a administração pública é um caos. A saúde pede socorro nos corredores dos hospitais; a educação está reprovada e a segurança dizimada, algemada e sem nada pra poder fazer. 2016, temos um ano inteiro para observarmos o desempenho do Brasil e mensalmente faremos análise em diversos setores, combinado?

2016 – Ok.
BG – Até breve.

(*)Benedito Gomes- Contador (UFPI)
Fonte: Blog do Bsilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...