Primeira tentativa
Por volta das 0h50 do dia 1º de janeiro ocorreu a primeira tentativa de funga da penitenciária. Sete presos da cela coletiva 7 tentaram se evadir do local.
Imagem: DivulgaçãoSete presos da cela coletiva 7 tentaram se evadir do local
Segunda tentativa
Às 3h, o detento Paulo Augusto da Silva, da ala 8, foi pego já na área externa do presídio.
Imagem: DivulgaçãoDetento Paulo Augusto da Silva
Terceira tentativa
Por volta de 3h40, doze presos da Triagem I haviam quebrado o cadeado da cela e se preparavam para destruir o segundo com um barra de ferro quando foram surpreendidos pelos agentes.
Imagem: DivulgaçãoPresos quebraram cadiado com barra de ferro
Críticas
De acordo com o diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, que fez referência ao motim que aconteceu na unidade prisional no dia 15 de dezembro de 2015, a situação no presídio é preocupante. “A situação na Penitenciária de Parnaíba está difícil, teve o quebra-quebra, não tem gerência. Está difícil até a segurança dos agentes”, disse.
O sindicalista também reclamou da estrutura do local. Segundo ele os presos se amontoam nas celas, que são dividas apenas por cortinas. As visitas acontecem nas quartas-feiras e domingos durante todo o dia, mesmo sistema das visitas íntimas. “Uma verdadeira promiscuidade. Lá é um problema enorme, fizemos um relatório e mandamos para o secretário [Daniel Oliveira] no início de dezembro, cobramos soluções práticas e estruturantes, construção de presídios e realização de concurso, mas não tivemos reposta mesmo com as penitenciárias com decreto de emergência”, lamentou.
Imagem: Francyelle Elias/GP1Vilobaldo Carvalho
De acordo com Vilobaldo, outro problema está no âmbito do gerente da penitenciária, que não comparece ao local e também desempenha a função de delegado regional. “Ele não está dando conta nem do cargo de gerente”, denunciou. Vilobaldo Carvalho ainda afirmou que a situação no presídio se agrava por que não estão havendo punições disciplinar na unidade. “Eles acham que podem fazer de tudo, inclusive depredar a unidade prisional”, reclamou.
Imagem: DivulgaçãoPresos que tentaram fugir da Penitenciária de Parnaíba
Imagem: DivulgaçãoBuraco em parede da Triagem I
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.