16 de dez. de 2015

ONG Projeto Vivo realiza 1º Campeonato de Kitesurf de Barra Grande (PI) e reuniu atletas do Piauí e Ceará.

Neste final de semana, 12 e 13 de dezembro, foi realizado o 1º Campeonato Projeto Vivo Kitesurf na praia de Barra Grande, em comemoração aos 19 anos de emancipação do município de Cajueiro da Praia (PI). O evento foi realizado pela ONG Projeto Vivo em parceria com a Prefeitura de Cajueiro da Praia e Kite Escola Paraíso, contando com a participação de 22 atletas da categoria profissional, 3 do feminino e 12 do infantil. 
Marcos Cazuza, Secretário de Turismo; Vânia Ribeiro, prefeita de Cajueiro da Praia; Isabel Lupiañez e João Bosco, diretores da ONG Projeto Vivo e donos da escola Kite Paraíso.



​Luis Fernando em um emocionado abraço no amigo Gui Costa. Mini competidores nativos de Barra Grande assistidos pela ONG Projeto Vivo. Foto Isabel Lupiañez/Projeto Vivo.


No Piauí, os atletas nativos da praia de Barra Grande tem crescido a nível competitivo profissional, sendo que a maioria das crianças e jovens da região que tiveram a oportunidade de participar de uma das etapas nacionais do campeonato brasileiro de kitesurf 2015 tiveram expressividade em suas atuações na Praia do Coqueiro, Luís Correia-PI em setembro. A maioria deles é assistida pela ONG e há muito pediam por um campeonato local. Foi daí que surgiu a ideia de realizar o evento que aconteceu neste final de semana.
“Esse foi o primeiro de muitos campeonatos que queremos realizar aqui em Barra Grande. O esporte é de extrema importância para os jovens e o kitesurf tem ajudado as nossas crianças da região. Nossa perspectiva é realizar outros eventos assim como esse, que graças a Deus e ao esforço de todos os apoiadores, patrocinadores, amigos e família, foi um sucesso”, comemora Isabel Lupiañez, da ONG do Projeto Vivo.


​Camila Veras, 2º lugar na categoria Freestyle Feminino com a Isabel Lupiañez, da ONG Projeto Vivo e idealizadora do evento. 
Foto: Projeto Vivo.


"Estou muito feliz com o sucesso do evento. Superou todas as minhas expectativas. Ver a felicidade estampada no rosto de cada criança, fez todos os esforços valerem a pena. Queria agradecer por todo o suporte que a Slingshot deu para o evento e, se Deus quiser, esse campeonato em Barra Grande-PI vai entrar para ficar de vez no calendário de eventos de kitesurf do Brasil", declara Mathieu Cregut, da Slingshot no Brasil e Pousada Ventos Nativos.



Mathieu Cregut, entregando a premiação para os atletas da categoria Freestyle Infantil: 1º Guilherme Costa (Guigui); Barra Grande- PI; 2º Luis Fernando, Barra Grande- PI; e 3º Leonardo Solitro (Leleo), Jericoacoara-CE. Foto: Projeto Vivo.

A bancada dos juízes foi composta por Vitor Toniato, da Associação Piauiense de Kitesurf; Mathieu Cregut, da Pousada Ventos Nativos e representante da Slingshot Brasil; Carlos Mario (Bebê), campeão brasileiro de kitesurf; e Kalu de Souza um dos pro riders no cenário do kitesurf nacional.


Kalu de Souza, um dos pró riders no cenário do kitesurf nacional, Vitor Toniato, da Associação Piauiense de Kitesurf (APK), Mathieu Cregut, da Slingshot Brasil e, de pé, Carlos Mario Bebê, campeão brasileiro, pro rider mundial e campeão VKWC – Virgin Kitesurf World Championship Tour Tarifa-Espanha 2015, compondo a bancada de juízes. Foto: Projeto Vivo.
“O campeonato é de extrema importância para o desenvolvimento social, tendo em vista o grande número de estudantes e jovens que muitas vezes não tem oportunidade e que, com o kitesurf, a expectativa de se desenvolver pessoalmente e até profissionalmente cresce. Parabenizo a Isabel e ao Bosco, diretores do projeto, e que ano que vêm a gente tenha mais incentivo, apoio, repercussão e que o campeonato seja sempre um sucesso”, diz Vitor Toniato, presidente da APK.

Segundo os juízes, os atletas revelação de Barra Grande foram: Manoel Soares (Piçarrinha) e Assis Pereira (Assisizinho), respectivamente segundo e terceiro colocados no ranking da categoria masculino, ambos nativos de Barra Grande e assistidos pela ONG.

​Mariane Veras, 2º lugar no campeonato Piauiense em setembro deste ano, representando e entregando a premiação para os vencedores da categoria Freestyle Masculino: 


1º Alexandre de Souza (Indio) - Instrutor da BGKite School2º Manoel Soares (Piçarrinha) e 3º Francisco de Assis (Assiszinho). Todos de Barra Grande- PI. Foto: Projeto Vivo.


​As campeãs da categoria Freestyle Feminino: 
1º Mikaili Sol (Mika), Jericoacoara- CE; 2º Camila Véras, Barra Grande- PI - uma das primeiras nativas assistida pela ONG Projeto Vivo e hoje instrutora da BGKite School; e 3º Valdenice Souza, Barra Grande- PI - assistida pela ONG Projeto Vivo. Foto: Projeto Vivo

“Para o primeiro evento de kitesurf focado nas crianças, o evento do Projeto Vivo, foi sucesso total. O campeonato envolveu a inclusão social através do esporte. Isso só tem a somar com o turismo, com o próprio esporte e com o desenvolvimento sustentável da região”, comemora Daniel Ibiapina, da Pousada BGK.


​João Bosco, da Kite Escola Paraíso e Daniel Ibiapina, da Pousada BGK/BGKite School unidos nesta parceria em prol da comunidade de Barra Grande-PI. Foto: Projeto Vivo.


O campeonato teve o patrocínio da marca Slingshot Brasil, responsável pela premiação com kite, bota e trapézio para os atletas da categoria infantil, além de camisetas e bonés para todos os classificados. O evento também teve o apoio da Pousada BGK, BGKite School, Pousada Ventos Nativos, Associação Piauiense de Kitesurf (APK), Rota dos Ventos, dentre outros que colaboraram para a realização do evento.
Vamos à classificação:
Categoria Freestyle Feminino
1º Mikaili Sol (Mika), Jeri - CE
2º Camila Véras, Barra Grande- PI
3º Valdenice Souza, Barra Grande- PI


Categoria Freestyle Masculino
1º Alexandre de Souza (Indio), Barra Grande-PI
2º Manoel Soares (Piçarrinha), Barra Grande-PI
3º Francisco de Assis (Assiszinho), Barra Grande-PI

Categoria Freestyle Infantil
1º Guilherme Costa (Guigui), Barra Grande - PI
2º Luis Fernando (Luizinho), Barra Grande- PI
3º Leonardo Solitro (Leleo) Barra Nova- CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...