Por:Benedito Gomes(*)
Serra é por natureza uma região turística. E a serra gaúcha é algo mais do que isso. Vou direto ao assunto: falar um pouco de Gramado, pois de lá quase nada conheço. Estive lá em 2013 e novamente agora, as duas vezes no "Natal Luz", com esposa, filho, nora, netos e amigos. Passeios inesquecíveis. Em 2015, como já tínhamos experiência por ser a segunda vez, nos planejamos e programamos melhor. Incluímos no roteiro as seguintes cidades: Igrejinha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Canelas. Gramado já era nosso destino, como base e como centro do universo natalino da serra gaúcha. Ficamos muito bem alojados no hotel Canto Belo no centro da cidade, de onde podíamos ver a bela e grandiosa ornamentação de ruas e praças onde luzes e cores nos emocionavam e nos levavam a viver a beleza que só o nascimento de Jesus proporciona.
Nossa primeira noite em Gramado foi assistir o grande desfile, uma estrutura gigantesca com 300 metros de extensão, arquibancadas, capacidade para quatro mil pessoas sentadas e um desfile elegante de carros alegóricos com detalhes e personagens natalinos, no final o carro do Papai Noel que acenava e era delirantemente aplaudido pela multidão. Escolhíamos diariamente uma cidade para o city tour e, à noite, jantar em uma grande churrascaria com acompanhamento de vinho gaúcho.
Canelas por ser cidade gêmea de Gramado, recebe por tabela centenas de visitantes e faz jus, afinal, lá estão instalados dois parques que são conhecidos como parque dos dinossauros, onde podemos ver de perto réplicas de animais pré-históricos. Para diversão tem o Bondinho Aéreo com vista para a Cascata do Caracol. Uma beleza! E mais: lá está instalada a nacionalmente conhecida churrascaria “Garfos e Bombachas” onde se realiza a tradicional noite gaúcha. Estivemos no Snowland encarando a montanha de gelo com 20 graus negativos e fizemos o tradicional passeio na “Maria Fumaça”, tão antiga quanto encantadora. Sanfoneiros tocando, cantando e encantando aqueles que por ali passam.
Na bela cidade de nova Petrópolis assistimos a um lindo espetáculo de cânticos e danças, a chamada Noite Alemã, onde você é recebido com música, janta assistindo show de dança, se envolve e termina dançando também. Eu estava lá e fiz isso. Acha que esquecemos de fazer visita à igreja São Pedro Padroeiro da Cidade? Ledo engano. Estivemos, sim, lá. Eu e dona Conceição, oramos, abaixamos a cabeça em sinal de obediência e nos retiramos em silêncio, conscientes da beleza da fé e do dever cumprido. Durante nossa estada no Rio Grande do Sul fomos assessorados pelo senhor Luciano Oliveira, conhecido no meio turístico por SHEREK, excelente profissional, cidadão atencioso, disposto, competente e nos guiou com segurança pelos lugares que pretendíamos conhecer. E no mais, só nos resta dizer a todos,
Feliz Natal!
(*)Benedito Gomes- Contador (UFPI)
Blog do Bsilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.