Audiência pública do orçamento: Cadê a platéia?!
Nenhum presidente de sindicato, associação de moradores ou qualquer tipo de liderança popular compareceu à audiência pública, na Câmara Municipal de Parnaíba, realizada na última terça feira, para debater o orçamento do município para o ano de 2016.
Vereador Cardoso da comissão de orçamento expôs o assunto
Dos 17 vereadores apenas a metade compareceu. Na plateia, apenas dois ou três funcionários da casa. “Vou apresentar as mesmas emendas que apresentei em 2013, porque até agora nenhuma foi atendida”, disse o vereador André Neves. Outros vereadores também se manifestaram dizendo que nos últimos anos têm apresentados emendas ao orçamento, depois reforçado as reivindicações com requerimentos, mas não são atendidos pelo Executivo.
Surpresa
O vereador de oposição Bernardo Rocha se disse surpreso com a previsão orçamentária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Apenas R$ 489.000,00. “É muito pouco recurso”, disse. Para o vereador Carlson Pessoa, a Secretaria do Meio Ambiente é só um cabide de empregos, que não funciona, até porque tem em seus quadros apenas o Secretário e três funcionários. Já para o vereador Fernando Gomes, a secretaria só funciona para cobrar licenciamentos ambientais.
O certo é que o secretário Carlos Eduardo tem como atividade principal de sua pasta a poda radical de árvores que retira delas toda a copa. “Isso em hipótese alguma é recomendado em logradouros públicos, cujo principal objetivo da planta é sombra, melhoria do clima e beleza arquitetônica da cidade”, diz Fernando Gomes, que é técnico do ICMBio.
Pré-candidatos
Nessas audiências públicas, realizadas pela Câmara Municipal, onde são discutidos temas da maior relevância para a cidade e sua população, era de se esperar a presença de um ou outro pré-candidato a vereador, que, a priori, teria curiosidade nos assuntos de interesse coletivo, a fim de observar como é o trabalho de um representante do povo. Além de aprender a usar adequadamente pelo menos o tratamento pessoal “Vossa Excelência”, que ainda hoje uns usam de forma errada. Mas parece que o interesse mesmo, a grande preocupação da maioria desses pré-candidatos a um mandato no legislativo, é apenas e tão somente com o salário que eventualmente possa vir a ganhar. Certo ou errado?!
Zona rural
Público compareceu à Audiência
Mas este mês uma audiência pública lotou as dependências da Câmara Municipal. Foi a proposta pela vereadora Fátima Carmino, para falar dos problemas e carências da zona rural, onde falta simplesmente tudo, até água de qualidade para beber.
Autoridades compareceram
“É importante deixar de lado a politica partidária neste momento. A vida das pessoas está acima disso. Se cada prefeito que passou, com o apoio de seus deputados, tivesse olhado para as comunidades da zona rural não havia tanta carência. As pessoas da zona rural são também contribuintes”, disse a vereadora. Na ocasião foi citado que alguns povoados estão recebendo água do carro pipa, mantido pela prefeitura. Mas é um só e não atende a demanda.
Fonte: Blog do Bsilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.