Há quatro anos agricultores e produtores de leite da zona rural de Parnaíba sofrem com a grande seca que avassala a região. Desde 2011 rios que abastecem o litoral do Piauí não atingem o seu nível normal devido a chuva escassa. Até a Lagoa do Portinho, um dos principais cartões postais do Piauí secou.
Mas o quadro dramático do litoral parece não ser suficiente para sensibilizar os nossos políticos que viram as costas para apelos referentes a decretação de Estado de Emergência. Contrapondo a realidade, na última sexta-feira (30/10), o deputado em exercício Zé Hamilton (PTB), fez uma comovente defesa da bacia leiteira de Parnaíba e do Piauí. Discurso esse que não passa de mera teoria. Vale lembrar que, enquanto prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton nunca se preocupou em apoiar os produtores que colhem até hoje os resquícios da seca e da falta de investimentos.
Enquanto os produtos derivados de leite oriundos de outros Estados pagam 2% de ICMS, contraditoriamente sobre os mesmos alimentos feitos no Piauí é exigida a cobrança de 17%. Condição que desagrada claro, os produtores da região que reclamam há anos da alta taxa tributária do Estado. Como se não bastasse, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto (PT) não pagou o Seguro Safra, deixando os pequenos produtores rurais sem o benefício, chegando a comprometer o sustento de algumas famílias.
Por Luzia Paula / Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.