15 de nov. de 2015

Superpopulação de cães e gatos abandonados provoca mais uma Audiência Pública

              Prefeito Florentino autoriza reforma no Centro de Zoonoses

Está marcada para o próximo dia 20, a partir das 9 horas da manhã, mais uma Audiência Pública, na Câmara Municipal, para tratar da situação caótica em que se encontra o abandono de animais na cidade, notadamente cães e gatos, fato que tem sensibilizado algumas ONGs- Organizações Não Governamentais, que atuam na área.
A audiência será coordenada pelos vereadores signatários da proposta: Carlson Pessoa, Fátima Carmino e Ricardo Véras, além de cuidadores e protetores proponentes: Maria de Messias Fontenele, Olga Monteiro de Castro, Rita de Cássia Guedelha e Rilza Amália. Estão sendo convidados: o Ministério Público, a OAB – Seccional Parnaíba, o Centro de Zoonoses, Corregedoria da Prefeitura, empresários do segmento pet shop, veterinários, Ong 7 Vidas e a população em geral.
O assunto é tratado na Câmara Municipal desde junho de 2013, quando os vereadores aprovaram projeto de lei, de autoria da vereadora Fátima Carmino, que instituiu em Parnaíba a esterilização gratuita de caninos e felinos, como função de saúde pública e método oficial do controle populacional e de zoonoses, além de proibir o extermínio sistemático de animas.
Os defensores dos animais defendem que "Parnaíba enfrenta hoje um problema visível em relação ao abandono de animais em vias públicas, mercados e pontos turísticos da região. Apesar de existir lei federal que prevê como crime situações como o abandono de animais, a população não dispõe de políticas públicas que evitem esse tipo de prática. Com isso, o proprietário de um animal, por não possuir condições financeiras de esterilizá-lo, deixa de evitar crias indesejadas e, consequentemente, vê como solução abandonar os animais em vias públicas. Dessa forma, a esterilização cirúrgica é um método de controle propício a reverter esse quadro”.
No mês passado foram autorizados pela Prefeitura de Parnaíba os serviços de reforma e ampliação das instalações do Centro de Controle de Zoonozes – CCZ de Parnaíba.  Nesta ampliação, segundo a secretária de saúde, Maria do Amparo, será construída a sala de castração de animais e de recuperação. “As obras estão em andamento e a audiência pública visa ampliar a discussão, envolvendo e conscientizando a população para este problema”, justifica o vereador Ricardo Veras, que assinou a convocação da audiência pública.

Fonte: Jornal "Tribuna do Litoral"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...