Presente no congresso e um dos percussores da ZPE de Parnaíba, o ex-governador Zé Filho disse que a segunda etapa do projeto deve ser colocada na agenda do governo como prioridade, uma vez que os piauienses sofrem há anos com a escassez de emprego. “A empresa quer saber de lucro, então, para que possamos ter indústrias funcionando aqui é preciso que haja incentivo e investimento tanto dos governos federal, quanto estadual”, disse.
O presidente da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), falou ainda de sua preocupação quanto a ineficiência da rede de energia elétrica do Estado, que caso não seja resolvida, poderá comprometer o avanço dessa segunda etapa. “O sucateamento da Eletrobrás é inaceitável. O governo federal precisa injetar dinheiro na companhia porque se não tivemos uma energia de qualidade, como as empresas funcionarão?”, reflete.
A luta para trazer a ZPE para o Piauí teve início há 15 anos por meio de Iweltiman Mendes (in memorian), Renato Santos Junior, José Nelson de Carvalho Pires(in memorian), pelo ex-governador Zé Filho, pelo vereador Carlson Pessoa e Mirocles Véras. O então governador Wilson Martins deu início ao projeto e em seu primeiro mandato, o governador Wellington Dias comprou o terreno, tendo andamento na gestão de Zé Filho.
Ao relembrar todo esse processo, Carlson Pessoa diz que agora é preciso acontecer o alfandegamento que possibilitará a vinda de fato das empresas a fim de aquecer a economia do norte do Estado. “A população precisa ter a ZPE funcionando, pois assim nossos jovens e pais de famílias não precisarão mais migrar para outras regiões em busca de trabalho”, conclui.
EM TEMPO DO BP - ELES FIZERAM O LEVANTE DA ZPE DE PARNAÍBA HÁ MAIS DE UMA DÉCADA, QUANDO MUITOS ZOMBAVAM, INCLUSIVE OS QUE ESTAVAM À FRETE DO GOVERNO DO ESTADO E DA PREFEITURA DE PARNAÍBA. HOJE FALTANDO POUCO PARA ACONTECER DE FATO, SE QUER SÃO LEMBRADOS.
O IMPORTANTE É QUE CADA UM FEZ O SEU PAPEL.
Gennes Rocha alertou para ZPE de Parnaíba lá de Brasilia-DF. |
Prof. Zé Nelson (in memorian) colocou a ZPE no dia-a-dia das autoridade com suas cobranças |
Prof. Iweltiman Mendes, então vereador de PHB, levou a questão para CMP e ao meio Universitário |
Professor Renato Jr. passou a pesquisar a viabilidade, alertar para prazos em seus artigos e livro, e hoje é um dos maiores conhecedores do assunto no País. |
No rádio, na midia on line e na TV, Carlson Pessoa passou a discutir e cobrar diariamente a Prefeitura de Parnaíba e ao Governo, fez até contagem regressiva. |
23 DE SET DE 2010
ZPE de Parnaíba já! - O DUNGA, NÃO!!!
Ultrapassada mais uma etapa rumo ao sonho de termos uma ZPE, voltamos nosso pensamento para o próximo passo: a nomeação dos administradores que comporão a pessoa jurídica que vai ter a função específica de implantar e administrar nossa Zona de Processamento de Exportação. É, talvez, o passo mais importante para o sucesso do empreendimento e, por isso mesmo, é aí que mora o perigo.
O título desta matéria surgiu antes de escrevê-la. Ao imaginá-la, o subconsciente piscou no vermelho, alertando-me para a gravidade do assunto. Foi quando surgiu o título. Nada contra nosso técnico.
É tão importante a escolha dos administradores da ZPE, para o seu sucesso, que não acho bom o momento para ser feita. Vejam bem. Estamos em plena campanha eleitoral. Os ânimos acirradíssimos.
Os responsáveis pela escolha dos nomes, também empenhados nas suas reeleições. Por mais que queiram, não terão a tranqüilidade para uma escolha isenta, imparcial, técnica, visando apenas o bem do empreendimento. Só se tiveram o juízo e escolheram os nomes com antecedência, antes do burburinho político-eleitoral, o que acho difícil.
Pelo amor de Deus, tenham juízo, escolham pessoas sérias, honestas, empreendedoras, que saibam o que significa uma ZPE e, que estejam dispostas ao grande sacrifício de levar o sonho de um povo ao sucesso.
Esqueçam os afilhados e os interesses políticos, coisas comuns nessas ocasiões. Ouçam, também, o Governador que for eleito no dia 3 de outubro. Faltam só dez dias.
Depois de constituída a Administradora, sugiro que o blog faça, dentro da vitoriosa campanha “Queremos ZPE já”, uma nova contagem regressiva, pois teremos 90 dias para submeter projetos referentes às determinações do CZPE e da Receita Federal, sobre o fechamento da área, sistema de vigilância e segurança, instalação e equipamentos adequados ao controle
e administração aduaneiros, vias de acesso à ZPE, fluxo de mercadorias, veículos e pessoas. Aí será o início da verdadeira batalha. E não podemos perdê-la.
Por Gennes Rocha - Senhor ZPE de Parnaíba.
Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.