17 de nov. de 2015

COMO REAGIR ÀS CRÍTICAS DESTRUTIVAS DE FORMA CONSTRUTIVA?


              Professor Renato Santos Junior
Hoje em alguns blogs da cidade li um artigo que cita textos e/ou palavras que mencionei em um recente comentário aqui postado.

Faço uso de parte de um artigo de Ana Lívia Carvalho – no qual fiz breves alterações – para melhor entendimento específico por parte do amigo leitor
.
“Em nossa vida, existem momentos em que é necessário expor nossa produção intelectual e submetê-la à apreciação e análise – mais ou menos profunda – de terceiros. Friozinho na espinha, comentários urgem! Positivos e/ou negativos, eles estão prestes a acontecer, então nos preparemos!


O comentário positivo visa agregar valor ao nosso trabalho, é capaz de mudar o nosso olhar e, consequentemente, corrigir as desconformidades. Nesse contexto, no entanto, o crítico, pode se mostrar educado – ou não. Afinal, não são todas as pessoas que estão habilitadas na arte de apontar a fragilidade do outro de uma forma, digamos, saudável. Porém, mesmo os mais exaltados podem nos ajudar a clarear a nebulosidade de nossos questionamentos. Portanto, paciência, paciência e paciência! Pode valer a pena escutá-los.

Por outro lado, o comentário negativo não acrescenta e, muitas vezes ofende. O crítico, que assim se posiciona, (inconscientemente ou não) parte do pressuposto de que sua satisfação pessoal é mais importante do que a cooperação com o trabalho em questão. Dentre várias possibilidades, sua crítica viciosa pode ser somente o reflexo de seus próprios problemas e não da pessoa que está sendo criticada. Personalidades dessa natureza e chamam a atenção porque precisam se auto afirmar, apreciam o caos sem propósito, senão apenas para alimentar os seus próprios egos. Que deselegante!”

Por Renato Santos Junior
Professor - UFPI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...