10 de out. de 2015

Em Parnaíba casal aposta em tuk tuk para oferecer passeios turísticos no litoral

Veículos levam até três pessoas e contam com cinto de segurança (Foto: Adriana Pereira/Arquivo Pessoal)Veículos levam até três pessoas e contam com cinto de segurança (Foto: Adriana Pereira/Arquivo Pessoal)
Bastante tradicional em países asiáticos, a exemplo da Índia, o tuk tuk vem sendo apresentado como novidade e alternativa de transporte rápido e econômico no Brasil. Em Parnaíba, Litoral do Piauí, um casal resolveu apostar nos triciclos para oferecer passeios turísticos.

A autônoma Adriana Pereira de Sá e o companheiro Fernando, viram no tuk tuk uma oportunidade de negócio. “Assistimos uma reportagem pela TV sobre esse transporte e resolvemos apostar. Por enquanto, estamos com dois veículos”, falou Adriana.

O serviço vem sendo ofertado há pouco menos de um mês, mas o casal já conseguiu fechar parcerias com hotéis e pousadas para oferecer traslados nos tuk tuks. As redes sociais também têm sido ótimas aliadas nessa divulgação.
Estudante Allêh Gonzalez disse ter gostado do passeio pela segurança (Foto: Allêh Gonzalez/Arquivo Pessoal)Allêh Gonzalez disse ter gostado do passeio pela
segurança (Foto: Allêh Gonzalez/Arquivo Pessoal)
Os valores dos passeios variam entre R$ 50 e R$ 200, dependendo da distância. Adriana Pereira também diz que o serviço pode ser cobrado por hora. “Funciona fazendo o transporte de turistas dentro da cidade e também levando para as praias mais próximas. Caso o cliente queira, também ficamos no local aguardando para fazer a viagem de volta”, explica.

Com moto de 150 cilindradas e velocidade que pode chegar a 70 km/h, os triciclos têm capacidade para até três pessoas. Equipados com cinto de segurança, os veículos são cobertos e podem ser conduzidos por pessoas que tenham Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. O uso de capacete é de uso obrigatório apenas para o condutor.

“Muitas pessoas estão gostando da novidade, acham bonito e querem tirar foto, mas ainda precisam acostumar mais com a ideia. Quem procura o tuk tuk está atrás de conforto, às vezes são os idosos ou mãe com crianças pequenas”, destacou.

A estudante Allêh Gonzalez usou o transporte pela primeira vez essa semana e disse ter gostado da experiência. “É seguro e confortável, tem até wi-fi (risos). Fiz a viagem da Escola Polivalente até a minha casa no bairro São José. Fui porque tinha curiosidade de andar e gostei”, avalia.

Conforme Levi Gomes, diretor de infrações do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), o tuk tuk é licenciado pelo órgão e deve obedecer ao que prevê a legislação sobre motocicletas.  No entanto, o diretor destaca que ainda não há uma legislação que regulamente o uso do tuk tuk como veículos de aluguel.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...