Segundo o CRM, uma equipe se deslocou para o município de Pedro II para fazer uma fiscalização de rotina, e quando chegou ao mencionado Hospital, um suposto médico identificado apenas por Felipe Silva, que estava de plantão se evadiu do local, ao ser informado da presença do Conselho na unidade. Com isso, o presidente do CRM-PI, Emmanuel Fortes, solicitou as fichas do suposto médico para checar o seu registro de CRM e descobriu que ele assinava com o carimbo do CRM nº 4677, que foi identificado como um registro que não condiz com nenhum médico do estado e nem com o nome que consta na documentação. Mais dois supostos médicos, no mesmo hospital, estariam atuando como plantonistas com registro de CRM falsos, sendo eles identificados por Rodolfo Carvalho (CRM nº 5562) e Beatriz Queiroz (CRM nº 350).
“Nós constatamos que o plantonista Felipe Silva atendia a toda a população que chegava ao hospital com um carimbo falso, tanto é que ele abandonou o plantão, diante da nossa presença, pois ele sabia da gravidade da sua falta. O hospital não checou devidamente a documentação desses falsos profissionais, que enganaram facilmente a todos, com o intuito único de obter ganhos financeiros, pois eles recebiam salários de médicos plantonistas. O CRM-PI faz esse alerta para que hospitais, clínicas e prefeituras chequem toda a documentação de médicos ao ser contratados, inclusive o registro de CRM junto ao site do Conselho Federal de Medicina, para que possam se resguardar e também a população”, alertou o presidente Emmanuel Fontes.
Imagem: Divulgação/ CRMFicha de atendimento carimbada e assinada por Felipe Silva
A assessoria Jurídica do CRM-PI já enviou ofício, com relatório dos fatos constatados, à Polícia Federal do Piauí e ao Ministério Público Federal para as providências cabíveis no sentido de que seja apurada a ocorrência dos crimes de exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica por parte dos três supostos médicos. A Polícia Federal segue em diligência par capturar Felipe Silva que se encontra foragido. Os outros dois supostos médicos já foram devidamente encontrados identificados.
Imagem: Divulgação/ CRMFicha de atendimento assinada e carimabda por Beatriz Carvalho
Imagem: Divulgação/ CRMFicha de atendimento assinada e carimbada por Rodolfo Carvalho
Campanha
O CRM informou ao GP1 que vai lançar uma campanha de conscientização acerca da obrigatoriedade de averiguação da documentação de médicos que estão em processo de contratação. A campanha será destinada para todas as unidades de saúde do estado, bem como para as prefeituras dos municípios piauienses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.