A cena já é costumeira. Rodeada de sacolas, quase sempre cabisbaixa e triste, uma senhora de aproximadamente 60 anos fica o dia inteiro sentada na calçada de residências da Rua Itaúna, no bairro São Francisco. Conhecida como dona Noélia, a moradora de rua depende exclusivamente da ajuda das pessoas do bairro para sobreviver.
De acordo com os moradores, ali mesmo na calçada, que virou sua residência, ela come, toma banho e dorme. Para se refugiar do sol durante o dia, dona Noélia procura abrigo debaixo de árvores e alpendres. Mas quando a noite cai, ela não conta com a mesma sorte. Basta passar pela Rua Itaúna durante a noite para flagrá-la toda recolhida sobre a calçada, numa tentativa de se proteger do frio.
Preocupados com os perigos que ela corre diariamente, os moradores cobram da Assistência Social da Prefeitura de Parnaíba uma atitude. “Alguma coisa precisa ser feita porque é muito perigoso ela ficar na rua. Sem contar no sofrimento dela”, revolta-se a balconista Joicy Silva.
Dona Noélia não está sozinha. Nos últimos anos mais pessoas têm feito das ruas sua moradia, no entanto, o município não possui nenhum programa assistencial voltado para os moradores de rua. Vendo a essa necessidade, o vereador Carlson Pessoa (PSB) apresentará um requerimento na Câmara Municipal para que a Assistência Social do Município acorde para o problema.
Por Luzia Paula, com informações e fotos de Alex Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.