25 de set. de 2015

FIEPI Promove mais um curso voltado para as empresas do setor indústria, ampliando os conhecimentos para evitar problemas de atuação com as fiscalizações.

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) promoveu na ultima quinta feira (24/09), no auditório da entidade em Parnaíba, o curso “Como lidar com as NRs que mais impactam na indústria?”. Sendo sete mais um curso da série dos que são realizados por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Ministrado por Luis Carlos Martins da Silva, que é Técnico de Segurança do Trabalho, com Graduação em Tecnologia de Marketing e Especialista em Ergonomia e consultor da CNI. Sendo então, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).



Os participantes aproveitaram para tirar dúvidas e aprimorar os seus conhecimentos inerentes ao assunto, dentre eles estavam presidentes de sindicatos da indústria, representantes de empresas e até profissionais liberais, como por exemplo o advogado José de Ribamar Castro, que se mostrou muito satisfeito “realmente é muito importante uma iniciativa como essa, que vem para somar e enriquecer os conhecimentos, está de parabéns a FIEPI pela iniciativa”.
Conforme o consultor, dentre as NRs vigentes, que mais impactam e geram autuações, nessa iniciativa ou curso, abordamos 10 NR's que de acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, até 2014, eram as mais fiscalizadas. São elas: 
NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), NR-6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI), NR-7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), NR-12 – Máquinas e Equipamentos, NR-15 – Atividades e Operações Insalubres, NR-16 – Atividades e Operações Perigosas, NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, NR-24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, NR-35 – Trabalho em Altura.

De acordo com Luis Carlos “A melhor forma é através do associativismo, que também incentivamos nesse curso, que nada menos que fortalecimento da
representação empresarial por meio dos Sindicatos, Federações das Indústrias e pela sua maior representante a Confederação das Indústrias (CNI) que desta forma possui maior poder de influência na elaboração e revisão das NRs, maior poder de representação junto aos órgãos de fiscalização, pressão pela simplificação e transparência dos processos, disseminação de informações e compartilhamento de soluções.”




Por Paulo Cesar/ASCOM FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...