O Diretor de Assuntos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), ex-governador, Freitas Neto, foi escolhido pelo secretário secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado Nerinho, para presidir a Câmara de Comércio Piauí/Flórida, durante reunião realizada com representantes de empresas, entidades e instituições, nesta quarta-feira (9), na Sedet.
Na pauta, a composição dos representantes de cada ente envolvido, ações prioritárias e as ações já realizadas. Além disso, foram tratados temas sobre a captação de novos investimentos para o estado a partir da exportação de produtos piauienses.
Mas o principal ponto da discussão foi a criação do Porto Seco, que segundo o secretário Nerinho, já tem terreno doado pela prefeitura e que a viabilização para a estrutura e construção encontra-se adiantada a partir da criação da Câmara de Comércio Brasil/Flórida.
Fretas Neto, já na condição de presidente da Câmara de Comércio Brasil/Flórida, falou sobre a experiência da primeira investida de empresários locais para a criação em Teresina da Estação Aduaneira do Interior (EADI), hoje com o nome de Porto Seco. Segundo ele, quando era senador foi o intermediário entre os empresários piauienses e o então secretário da Receita Federal, Everardo Maciel para tratar do assunto.
Na época (1999/2000) fui o interlocutor junto ao secretário que atendeu a reivindicação já viabilizando a licitação. No entanto, na data marcada não apareceu ninguém, talvez por falta de financiamento ou outro motivo. “Porém agora, os interesses são maiores e com a ampliação da parceria e a ajuda do governo tem tudo para dá certo”, explicou.
“Temos QUE dar celeridade às negociações e que, dentro de um prazo de um ano, serão definidas as estratégias para definir quais produtos piauienses terão mais aceitação no mercado externo”, afirmou Nerinho. Na ocasião ficou agendada a próxima reunião que será realizada na FIEPI, no dia 10 de setembro, que é uma reunião de entendimentos futuros.
Edson Almeida
Coord. Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.