28 de set. de 2015

Campeonato de 'kitesaco' promove inclusão de jovens no litoral do Piauí

Jovens da praia de Macapá, em Luís Correia, participaram de um campeonato de “Kitesaco”, equipamento produzido por eles com sacos de estopa e cano de PVC
Aconteceu neste final de semana no litoral piauiense o primeiro campeonato de “KiteSaco” organizado pela comunidade que mora na praia de Macapá, em Luís Correia. Crianças da região produziram seu próprio kite utilizando sacos de estopa, canos de PVC, cabo de vassoura e linhas.
A disputa teve oito participantes entre 10 e 15 anos e foi na modalidade free style e criatividade. O campeonato teve ainda premiação no valor de R$ 350 dividido entre os quatro primeiros colocados.José Luiz , 13 anos, foi o grande vencedor, que conseguiu mandar um handpass, que é uma passagem de barra pelas costas totalmente desconectado.
A iniciativa partiu de um morador do local, Tota Cabral, que também é dono de um bar na região, “Sunset Kitebar”. Tota viu a necessidade de promover esse tipo de evento como incentivo ao esporte e como oportunidade de inclusão social de jovens da comunidade da Praia de Macapá que integram a Escolinha de KiteSaco.
ki1.jpg
“Estas crianças não tem como adquirirem o equipamento de kitesurf convencional. Então eles passaram a desenvolver seu próprio equipamento para praticar o esporte e ensinar os amigos a velejarem. Visando o incremento da escolinha que necessita de apoio e também para dar visibilidade ao projeto de inclusão social a gente promoveu o primeiro campeonato de kitesaco, na Lagoa do Macapá ”, contou Tota Cabral.
Para proprietário do bar, o esporte tira os jovens da comunidade da ociosidade e das drogas, e pode trazer a eles uma renda própria já que sendo capacitados podem se tornar instrutores ou atletas do KiteSurf. “Além de divulgar o potencial turístico da localidade, valorizando sua vocação para o kitesurf o evento caracteriza verdadeira inclusão social destes jovens, que agora investem seu tempo na prática esportiva. O campeonato mostra ainda a criatividade dessas crianças, que mesmo em situações adversas construíram seu próprio equipamento, gastando pouco mais de R$ 20”, frisou.
ki2.jpg
O I Campeonato de Kite Saco contou com a ajuda da comunidade local além de alguns praticantes do Kite Surf que trouxeram o material para a confecção do “Kitesaco”. A praia de Macapá estava lotada de esportistas e curiosos.
Fonte: ASCOM
Publicado Por: Fábio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...