A Secretaria de Segurança
recebeu, através de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança
Pública-SENASP, seis novos softwares e um equipamento para o combate a crimes
cibernéticos no Piauí. Com este aparato tecnológico, o Instituto de
Criminalística, através da Seção de Informática Forense, poderá
recuperar, extrair e analisar dados de smartphones, celulares, tabletes e
computadores.
"Além disso, o UFED Touch nos permite acessar ligações, mensagens via SMS e Whatsapp, fotos e vídeos que possam comprovar a materialidade de crimes virtuais. São informações sigilosas que só podem sesr obtidas c om autorização da Justiça e que o Piauí agora está ainda mais preparado para realizar com este novo equipamente", afirmou o diretor do Departamento de Polícia Técnica e Científica (DPTC) da SSP-PI, Dr. Antonio Nunes Pereira.
Fabio Abreu ressalta que este novo aparato tecnológico poderá auxiliar ainda em investigações de crimes como pedofilia, homicídios e ameaças. Há ainda software com capacidade de dar qualidade a gravações prejudicadas por algum tipo de interferência. O Secretário lembra também que a Senasp tem sido parceira do estado do Piauí.
De acordo com Antonio Nunes Pereira os novos equipamentos foram instalados há uma semana no setor de informática forense do Instituto de Criminalística. Para ele, é um avanço significativo no auxílio ao trabalho dos peritos na produção de provas que auxiliem o trabalho da Justiça.
Por Efrem Ribeiro/MN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.