10 de ago. de 2015

Porto de Luís Correia

Recentemente, li matéria do Dr. Miguel Dias Pinheiro sobre o elefante branco que é o Porto de Luís Correia. Uma opinião muito focada na realidade deste Estado, poucos se locupletando com os escassos recursos do tesouro.
Como pesquisador, devo acrescentar que hoje, o Porto não faz mais sentido, uma vez que existem alternativas outras que substituem esta alternativa, e ali em se tratando de uma APA (área de proteção ambiental) é muito mais lógico uma marina para que grandes navios tragam turistas e não gasolina e óleo diesel que podem e desastre ambiental poluir os minguados 66 km de litoral que o Piauí recebeu de presente do Ceará.
As alternativas que sugiro são os Portos Secos, a começar pelo de Porto Seco de Teresina. Este seria o primeiro de uma série. A observação que faço é a seguinte: não deve ser administrado pelo governo e sim pela iniciativa privada. Já está em mão do Governador, uma carta de intenções de uma empresa que opera dois portos, um seco e outro marítimo, afirmando constar de suas metas o investimento na obra física. O problema é que o Governo mantém uma diretoria numa S.A. desde 2.013 que nada fez. Nem sequer passou o terreno em cartório para a empresa, terreno doado pela Prefeitura em 2.014...
Ou seja, faz sentido o Governo investir 10 milhões do dinheiro público em uma obra que depois tem que ser administrada por empresas “amigas”?
Eu particularmente acho que não.
A ideia é simples:
 1 - )    Deixa o Governo terminar o píer de Luís Correia, que não consome mais do que 500 mil reais, e estabelece uma ação prospectiva para que as operadoras de turismo da costa brasileira ali encostem, por 2 dias cada.
 2 - )    Entrega o terreno para que a empresa que já tem expertise no ramo das exportações opere os portos secos do Piauí.
O dinheiro público tem que ser para a educação, saúde, mobilidade e infraestrutura do desenvolvimento.


Jorge Machado – Ascom PRP

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