30 de jul. de 2015

Moradores andam quilômetros para conseguir água (Jonathan Lins/G1) INTERIOR DO PIAUÍ: Moradores andam quilômetros para conseguir água

Moradores do Povoado Morrinhos, em Nossa Senhora dos Remédios, a 180 km ao Norte de Teresina, sofrem com a falta de água e para conseguir um pouco do liquido eles têm que andar vários quilômetros para poder beber, fazer comida. O problema ocorre numa região que nem é a mais seca do estado e as 33 famílias vivem em estado crítico. 
A escuridão esconde a profundidade do poço até chegar ao lençol freático. a promessa de água, segundo p lavrador Domingos Filomeno, é antiga. “Furaram o poço já faz mais de 11 anos e nunca mais mexeram em nada. Uma vez o local chegou a entupir u segundo poço foi furado e também não foi usado”, afirmou.
Sem poço, o moradores usavam a água desse riacho, que fica ao lado da comunidade, mas nos últimos dois anos, reduziu muito o volume.  O grupo de moradores saem em busca de água em um local bem mais distante. De carro, são necessários pelo menos 15 minutos para chegar a um local que tenha um pouco de água. Minador é a forma como eles chamam o olho d'água, que é muito raso.
O problema não é só na zona rural, na cidade o problema também persiste. Segundo o Francisco Samuel, a água clarinha que ele reserva em casa também vem de minador. A outra água, que ele compra a 10 reais dois tambores e é usada para a limpeza da casa e para a alimentação dos animais, é bem mais escura e vem da barragem que fica bem no centro da cidade.
O medo de Samuel é chegar ao dia em que terá que recorrer a ela para beber. “Do jeito que a água está não temo como a gente beber, mas caso não tenha outra é o jeito. Não temos mais água em lugar nenhum e se for o jeito beber temos que enfrentar”, afirmou.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...