Por: Benedito Gomes(*)
Em 1967 criou-se no Brasil o bipartidarismo. Surgiram então a ARENA – Aliança Renovadora Nacional e o MDB – Movimento Democrático Brasileiro. Na época, a maioria dos políticos do Brasil se filiou à ARENA. E nem é preciso dizer por quê: a Arena era o partido do Governo e lá estavam o dinheiro e o poder, de tudo, até de cassar mandatos. No MDB ficaram aqueles que não concordavam com os atos da ditadura, na maioria arbitrários.
Em 1980 a ARENA foi liquidada, surgindo em seu lugar o PFL – Partido da Frente Liberal. O MDB continuou o mesmo, apenas acrescentou-se a letra “P” (todos os partidos passaram a possuí-la) ficando PMDB. E seguiu defendendo a democracia, a liberdade de expressão, combatendo a ditadura e lutando por eleições diretas.
Se você analisar as grandes obras do Piauí, estas foram construídas quando os parnaibanos governaram o Estado. Coincidência ou não, quase todos eram do PMDB, na época. E foi neste partido que me filiei no dia 20 de agosto de 1980. Foi o partido que o Piauí abraçou e a resposta veio com o desenvolvi mento.
Alberto Silva, peemedebista ferrenho, construiu as grandes obras estruturantes do Piauí. Quase 30 anos depois, ainda são as maiores obras do Estado. Era um homem de uma visão administrativa além do seu tempo.
Para você que é mais jovem do que eu, vou citar algumas obras do PMDB no Piauí. Nem vou falar da capital- Teresina. Citarei apenas as da nossa região: asfaltamento da BR 343, de Piripiri a Luiz Correia; ponte sobre o rio Igaraçu e construção da estrada para Morros da Mariana e Pedra do Sal; construção do CSU- Centro Social Urbano, prédio onde hoje funciona a Prefeitura de Parnaíba; Colônia de Férias do IAPEP em Luís Correia. Diga-se de passagem, era uma “joia”. Veja como está hoje. Construiu ainda o Polivalente Lima Rebelo; a Avenida Pinheiro Machado- da Cooperativa Delta à Avenida Nossa Senhora de Fátima; a Avenida São Sebastião, do Mirante ao Aeroporto; o Mercado do Bairro de Fátima que era o que havia de melhor, na época; além do mercado do Bairro São José, onde hoje funciona a Penitenciária de Parnaíba; Construiu ainda a sede do Detran (1ª Ciretran) de Parnaíba e a Academia de Polícia Militar. Se alguém sabe o que os outros partidos fizeram, que publique a relação.
No próximo ano estaremos nas ruas fazendo campanha política. Será o PMDB contra a corrupção, o mar de lama que está aí. Será o povo honeste e trabalhador da Parnaíba, contra o desemprego, contra a inflação, os desmandos dos que hoje governam este país. Se quiséssemos, teríamos mais de uma dezena de outras obras que poderíamos citar. Nós temos história e não temos vergonha de conta-la.
(*) Benedito Gomes – Contador (UFPI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.